Festa da Padroeira – A semana festiva à Nossa Senhora da Conceição do Coité começou na cidade com o Bando Anunciador na noite de sábado, 28, e só termina no feriado de 8 de dezembro. Uma carreata que iniciou no Distrito de Bandiaçu com a imagem da santa padroeira percorreu os bairros de Coité e finalizou na Praça da Matriz com uma rápida celebração. “É uma avaliação positiva. Fiquei encantado com o número de pessoas, carros, motos e os Trilheiros da Caatinga (grupo de ciclistas da cidade). O bando anunciador visa levar às pessoas as notícias da festa”, explicou o padre Alexandre Aquino.
Programação – As atividades foram iniciadas na manhã deste domingo,29, com oficio e caminha às 05h e o mesmo ocorrerá todos os dias até o dia 8. A noite às 18h30 acontece a reza do terço seguida da missa. O ofertório durante o evento será com alimentos começando com a doação de arroz neste domingo. Depois da celebração terá apresentações culturais.
No próximo final de semana terá grandes atrações: dia 5 a banda Doidin de Deus, no dia 6 a irmã Kelly Patrícia e na segunda dia 7 será a vez da banda Cantores de Deus. Estas apresentações contam com o investimento da Prefeitura de Conceição do Coité. Segundo o prefeito Francisco de Assis, o seu governo tem apoiado todas as iniciativas culturais e religiosas da cidade.
Substituto de Dom Itamar Vian vem a Conceição do Coité pela primeira vez
Dom Zanoni Demettino Castro foi nomeado como novo arcebispo metropolitano de Feira de Santana e passa ser o responsável pelas paróquias em quase 200 municípios da região. Ele será recebido neste domingo do Advento, 29, na Paróquia de Conceição do Coité, às 19h30, quando acontece a primeira celebração da Festa da Padroeira 2015.
A recepção será logo depois do terço dos homens, que terá início às 18h30. “Aqui na porta da igreja nós faremos o rito de acolhida do arcebispo. É algo especial quando há a primeira visita de um bispo. Em seguida ele presidirá a santa missa”, informou o pároco Alexandre Aquino.
A mudança no principal cargo da Igreja Católica na região de Feira de Santana aconteceu há cerca de 10 dias. Segundo informações da Arquidiocese, divulgadas pelo G1 BA, a mudança ocorreu depois que o Papa Francisco aceitou oficialmente a renúncia de Dom Itamar Vian do cargo de arcebispo metropolitano de Feira de Santana.
A decisão foi baseada nas leis da igreja que estabelecem a renúncia por idade. Dom Itamar completou 75 anos no dia 27 de agosto deste ano. O religioso que deixa o cargo trabalhou 20 anos como arcebispo metropolitano e agora se torna arcebispo emérito, que é um título honorífico concedido a pessoas que se destacaram em atividades acadêmicas ou religiosas.
Dom Zanoni Demettino Castro atua há 29 anos como padre e foi ordenado bispo em 2007. O religioso tem 53 anos e é baiano de Vitória da Conquista, onde durante cinco anos foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Antes de chegar a Feira de Santana, ele era bispo da Diocese de São Mateus, no Espírito Santo.
Uma celebração no dia 2 de dezembro, às 19h30, será realizada na Catedral Metropolitana da cidade de Feira de Santana para simbolizar a passagem do cargo.
Redação CN * informações e fotos: Paulo Marcos