Depois de três dias de chuva em várias regiões da Chapada Diamantina, área no interior da Bahia que teve grande parte da vegetação e de espécies da fauna destruídas por incêndio que se alastrou por diversos municípios e áreas de preservação ambiental, finalmente teve situação controlada no sábado (28)
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que atua em parceria com brigadistas voluntários, informou que um voo de monitoramento foi realizado, e nenhum novo foco de chamas foi localizado.
Com o incêndio controlado, foi possível dar início a uma desmobilização parcial da tropa. No entanto, os bombeiros ressaltam que mesmo com a situação controlada e com a ocorrência de chuvas, o trabalho continua com a permanência de equipes, além de aeronaves, na área da Chapada. “Chove em vários pontos, desde os locais mais críticos, como Morro Branco, até a cidade de Lençóis. A chuva ajudou muito a diminuir os focos”, informou Vanessa Matos, da assessoria do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
A estimativa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) é de que ao menos 30 mil hectares tenham sido atingidos na região com o incêndio.