O verão chegou e com ele, o calor. As altas temperaturas podem afetar tudo o que fazemos, e acaba influenciando nos nossos hábitos alimentares. No verão, precisamos estar ativos, e para isso, buscar uma dieta de fácil digestão é muito importante. Alguns cuidados devem ser colocados em práticas como atenção à escolha adequada e equilibrada dos alimentos, fracionamento regular das refeições de 3 em 3 horas e à ingestão adequada de líquidos diários, especialmente a ÁGUA. Pois devido às altas temperaturas, estar hidratado é regra! Nos dias quentes, o corpo perde mais líquidos e sais minerais em consequência da elevação da temperatura corporal e transpiração excessiva, daí a importância de aumentar a ingestão de líquidos ao longo do dia. Um adulto chega a perder cerca de 2 litros e meio de água por dia no verão e toda a água perdida deve ser reposta, seja na forma pura ou na forma de alimentos, já que existe água em todos os alimentos principalmente nas frutas, verduras, água de coco, chá gelados e legumes frescos. É desnecessário esperar sentir sede para beber água, pois este é um sinal de que o organismo está precisando de reposição hídrica. Quando as perdas hídricas são maiores do que a reposição, o organismo desidrata ocasionando danos à saúde e em casos extremos pode ser fatal.
Algumas dicas para uma dieta saudável e equilibrada para esta estação tão esperada são:
– Evite frituras e alimentos com alto teor de gordura saturada como queijos amarelos, ovos, salsicha, salame, carnes gordas e com gordura aparente e PRIORIZE as gorduras boas, presentes nos vegetais, como azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de milho, as oleaginosas como castanhas sem sal, amendoim sem sal e fruta como abacate, pois são mais saudáveis do que as gorduras de origem animal.
– Priorize frutas, legumes crus e folhas verdes variados que fornecem nutrientes como vitaminas, sais minerais e fibras importantes para a nutrição equilibrada do dia a dia, além disso, são alimentos refrescantes, propícios para esta estação onde o calor é acentuado.
– Evite molhos prontos e a base de maionese, substitua-os por azeite de oliva, limão, vinagre e molhos à base de iogurte desnatado, abacate e ervas finas, pois deixam a salada mais refrescante, saborosa e leve.
– Opte por cereais, grãos integrais e leguminosas como arroz integral, quinoa, aveia, milho, trigo, lentilha, grão de bico, feijão verde, pois são ricos em fibras, vitamina, minerais e de fácil digestão, além de ser uma boa opção para se combinar com salada e pratos frios.
– Invista nos sucos de frutas mais elaborados é uma ótima opção, já que verão não combina com barriga inchada – consequência dos refrigerantes e cervejas. Crie e prepare sucos diversos como, por exemplo, suco de abacaxi com hortelã, melancia com limão e laranja com maracujá são boas combinações para hidratar e nutrir o organismo neste verão. Lembre-se que não há necessidade de adoçar o suco de frutas muitas vezes!
– Opte por carnes magras como as carnes brancas de aves e peixes que proporcionam fácil digestão. O ideal é que estes alimentos sejam cozidos, grelhados ou assados. As frituras devem ser excluídas, pois não combinam com o clima quente do verão.
– Para sobremesa são mais indicadas as frutas, compotas de frutas geladas, salada de frutas, picolé e smoothie de frutas, pois são poucos calóricos e nutritivos.
– Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pois favorece a desidratação.
– Atenção com os produtos alimentícios à base de leite, frios (queijo, presunto, salsicha), gordura e ovos, pois precisam de refrigeração adequada e o calor aumenta a proliferação de bactérias que causam intoxicação alimentar.
– Evite alimentar-se em locais sem condições de higiene adequada e atenção ao local onde for consumir frutos do mar e pescados.
Vale lembrar que a sede é um sinal de que já estamos desidratados, devendo a água ser oferecida antes que esse sinal apareça!
Procure um profissional de saúde para melhor orientá-lo e tratá-lo.
Vanessa Gleizer
Nutricionista Funcional. Graduada pela UNEB. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Realiza atendimento nutricional na Cidade de Salvador e Riachão do Jacuípe Siga no Instagram: @vanessagleizer E não deixe de curtir a página no Facebook: www.facebook.com/vanessagleizernutricaopersonalizada