Ultimamente, os moradores de Conceição do Coité e de cidades vizinhas têm se queixado das constantes quedas de energia elétrica, que os obriga a parar as tarefas do dia-a-dia nas residências, casas comerciais, agências de banco, hospitais, escolas, clínicas, além de deixar, às vezes, ruas e praças escuras durante à noite.
Todo ano, com a chegada do calor, o consumo de energia aumenta, exigindo mais fornecimento da subestação que abastece essas cidades. O CN, em contato com consumidores de Coité, Valente, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Serrinha e Teofiliândia, constatou que a falta de energia, mesmo que por pouco tempo, tem sido frequente nos últimos dias, inclusive nesta quarta-feira, quando houve interrupção por aproximadamente 3 horas de duração.
Reunião na Coelba – Preocupado com a situação, o deputado estadual Alex da Piatã (PMDB) se reuniu com o presidente da COELBA – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – José Roberto Bezerra, o superintendente Comercial, Emmanuel Lopo e Carlos Morais gerente de Departamento de Atendimento, na sede da Companhia, em Narandiba – Salvador e solicitou ampliação e reforço do sistema elétrico, para qualificar e estabilizar o fornecimento.
O presidente da Companhia assegurou que a voltagem da subestação de Valente será ampliada com uma nova linha de distribuição em alta tensão, garantindo assim, a ampliação na oferta de energia e confiabilidade do sistema, conforme nota emitia à imprensa.
Nota da Coelba:
Como parte integrante do planejamento de expansão do sistema de distribuição da Região Centro-Norte do Estado, mais especificamente a região sisaleira, compreendendo os municípios de Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe, Valente, Serrinha e Teofilândia, a Coelba está investindo R$ 24 milhões na introdução da tensão de 138.000 Volts na atual subestação de Valente, através do suprimento por uma nova linha de distribuição em alta tensão. A previsão de conclusão das obras é fevereiro de 2016. A Linha de Distribuição em Alta Tensão Queimadas/Valente e a introdução da tensão de 138 kV na Subestação de Valente permitirão reconfigurar o sistema de subtransmissão da região, dividindo os suprimentos das subestações atuais (Valente, Serrinha, Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe e Teofilândia) entre os sistema de transmissão de Tomba (Feira de Santana) e Senhor do Bonfim. Tratam-se de obras estruturantes, previstas no sistema elétrico da Coelba que irão melhorar os níveis de tensão, bem como ampliarão a oferta de energia na região, melhorando a confiabilidade do sistema. A construção da Linha de Distribuição em Alta Tensão, que possui 63 km de extensão, tem enfrentado muitas dificuldades de execução, face ao grande número de embargos colocados pelos proprietários de terras existentes na diretriz de passagem da linha. Devido a essas dificuldades, a Coelba solicitou a Declaração de Utilidade Pública destes empreendimentos junto à ANEEL, que foi concedido em setembro/2013. Deste período para cá, os processos judiciais foram sendo executados, restando apenas quatro situações pendentes, que encontram-se em fase final de execução. Já os serviços na subestação de Valente estão sendo finalizados.
Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia