A Câmara Municipal de Serrinha realizou Sessão Solene de encerramento dos trabalhos Legislativos do ano 2015 na noite de quarta-feira, 16, com entrega da Comenda Bernardo da Silva e Moções de Aplausos a pessoas que contribuíram e continuam contribuindo com o desenvolvimento do Município de Serrinha. A mesa foi composta pela presidente da Câmara Vera Edylene Ferreira Lopes Ferreira, prefeito Osni Cardoso, tenente coronel Gilson Paixão, comandante do 16º Batalhão da Policia Militar, e o bispo dom Ottorino Assolari representado pelo padre Laudimar, e Doutor Antônio Ezequiel Juiz federal aposentado.
O plenário da Câmara ficou totalmente lotado de pessoas que foram acompanhar e aplaudir os homenageados a exemplo do conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, ex-deputado Plínio Carneiro; o médico e ex-prefeito de Serrinha por dois mandatos Claudionor Ferreira, conhecido por Dr Ferreirinha, e o empresário Divaldo de Matos Lima conhecido por Vardinho Serra, diretor presidente das organizações Maria do Carmo, responsável pela organização da Vaquejada de Serrinha e loteamentos Maria do Carmo, além de outros empreendimentos de sucesso. Os três também fizeram parte da mesa.
Dr Plínio, Dr Ferreirinha e Vardinho foram agraciados com a Comenda Bernardo da Silva, atualmente a principal honraria entregue pela Câmara de Serrinha. Eles foram aprovados pelos vereadores por unanimidade para receberem tão grandiosa honraria.
O primeiro a receber a comenda, um kit composto de medalha e diploma foi doutor Plínio Carneiro e foi entregue pela presidente da Câmara Edylene Ferreira. Após receber a honraria o homenageado foi até a tribuna e iniciou o discurso falando de sua participação na vida pública, tendo iniciado em 1959 com sua eleição de vereador aos 22 anos, sendo o mais jovem de Serrinha e com a maior votação da época, reeleito em 1962. Lembrou que tem laços fortes com a Câmara de Serrinha, pois antes, seu pai também foi vereador entre os anos de 1954 e 1958. Lembrou também de dois irmãos que militaram na vida pública; Aloísio Carneiro com dois mandatos de vereador e dois de prefeito e Antônio Carneiro, também vereador (ambos falecidos). E no passado recente teve a sobrinha Aloísia Carneiro também ocupando uma cadeira no Legislativo.
“Por ai vejam os senhores, a ligação familiar que tenho com esta casa, lutei e faço questão de lutar, e outra coisa, não ganhava nada, era gratuito o mandato, e tinha uma vantagem, chegava no horário. Mas ainda me referindo a eleição, Serrinha quando se emancipou, que elegeu sua primeira câmara de vereador, eu tive lá, o tio bisavô Rosendo Carneiro da Silva. Edylene é por isso que agradeço a você, por ter escolhido meu nome parabéns pela iniciativa e aos seus pares. Você é uma mulher atuante, comprometida, determinada e só depende de você para alcançar seus sonhos”. Finalizou Plínio. Ele que além de atuar no parlamento municipal em Serrinha, teve quatro mandatos de deputado estadual.
O segundo a receber a Comenda Bernardo da Silva foi Vardinho Serra, e recebeu a honraria das mãos do vereador Alexandro dos Reis Meneses. Ao fazer uso da tribuna, Vardinho disse que perdeu sua mãe muito cedo, e seu instinto sempre foi o comércio, disse que seu pai desejava vê-lo ‘doutor’ como já tem uma irmã doutora, “mas eu tenho aquele dizer: que todo mundo é doutor naquilo que sabe fazer, e realmente pelo que eu faço eu sou doutor. Sempre falo também, se todo mundo fosse igual não prestava”.
Segundo o empresário, médico, conselheiro, desembargador, todos têm sua função a levar. “Eu gosto muito e me preocupo com Serrinha, eu poderia estar fora de Serrinha, que também já sofri um pouquinho, quando a gente está ‘subindo a escada’, nego puxa e quer derrubar, mas eu sempre desafiei e hoje graças a Deus, eu cheguei aonde cheguei na honestidade, falo também que minha infância não existiu, foi dedicada ao trabalho. Hoje eu posso dizer que não trabalho pelo dinheiro, e sim por gostar de trabalhar e meu amor por Serrinha é grande e aqui quero ser enterrado, tenho muita terra, mas a que sei que me pertence tem apenas sete palmos, pois quando morremos não levamos nada.” Afirma.
O médico e ex-prefeito Claudionor Ferreira foi o terceiro a receber a Comenda Bernardo da Silva, e recebeu a honraria das mãos da presidente da Câmara Edylene Ferreira. Ele ao assumir o microfone falou de sua vida pública e mais da vida profissional, pois na condição de médico e afastado da política depois de dirigir Serrinha por dois mandatos, disse que hoje em dia procura ajudar as pessoas.
Na vida pública disse acreditar na renovação, mas que seja através da juventude, citando inclusive o exemplo de Edylene que segundo ele, tem realizado um trabalho exemplar na Câmara. “Os políticos precisam ter vergonha na cara e trabalhar com honestidade”, ressaltou em entrevista ao Calila Noticias sobre a própria gestão de transparência de Edylene que tem conseguido gerir de forma que suas contas vêm sendo aprovadas pelo TCM.
Para saber mais da vida pública e profissional dos três homenageados click aqui
Após a entrega das comendas, o mestre de Cerimônia convocou os homenageados para receberem a Moção de Aplauso. A lista foi composta por: Dom Ottorino Assolari (representado); Diocese de Serrinha; capitão PM Jailson Rebelo; Danuzia Maria; Doutor Sabino Gonçalves; Ricardo Lomes; Romildo Filho; José Ferraz; Bernadete Santos; Doutor Raimundo Moreira; Carlos Darlan Santos; Vera Lúcia Gomes; Alunos Educarte; Antônio Batista Santos; Conselho Tutelar e Valnice Moura. CLICK Aqui e veja todas as fotos
Ao final da solenidade a presidente da Câmara Edylene disse que foi uma honra muito grande dirigir mais um trabalho onde estavam grandes personalidades de Serrinha, frisou bem a popularidade de Ferreirinha que segundo ela está sendo aclamado para quem sabe retornar a vida pública se candidatando a prefeito mais uma vez, o extenso currículo de Dr Plínio que conforme falou tem profunda relação com o meio político desde o inicio da historia de Serrinha, e um dos maiores empreendedores de Serrinha e porque não dizer da Bahia Vardinho Serra.
Edylene disse que foram encerradas as sessões ordinários, mas que a Câmara continua aberta, esperando a população de Serrinha e os projetos do Executivo. “Nós fechamos os trabalhos hoje com chave de ouro, em especial porque entregamos honrarias a três pessoas ilustres de nossa cidade, Divaldo Serra, doutor Plínio Carneiro e Claudionor Ferreira”. Comemorou a presidente e aproveitou para desejar um feliz natal e prospero ano novo a toda população serrinhense.
O prefeito do Município Osni Cardoso disse que é tradição a entrega dessa honraria e que este ano coincidiu sendo três políticos, mas segundo ele, as homenagens são para profissionais de diversos seguimentos. “Hoje fiquei muito feliz porque sei o quanto eles contribuem com o desenvolvimento de Serrinha, independentemente das vezes que temos opiniões um pouquinho diferente, mas eles são contribuidores da cidade de Serrinha, tem mais que serem referenciados e valorizados, para que outras pessoas percebam que construir uma cidade requer muita dor de cabeça e nem sempre agrada. Mas eles são pessoas que contribuem efetivamente com nosso município”, afirmou o prefeito.
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas