Com a finalidade de atender a ações de combate à insegurança alimentar e nutricional, a prefeitura de Valente, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, apresentou à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o Pedido de Doação de Alimentos (PDA – Decreto Federal 8481/2015), que autoriza doação de Feijão a famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. O pedido de Valente foi aprovado e um total de 13.300kg do alimento foi liberado.
O município então enviou o diretor de programas sociais à Paraúna (GO), distante 1.200km para buscar as sementes e já está distribuindo para famílias valentenses.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, para cada família que se enquadra no perfil do Programa está sendo destinado 4,5kg, aproximadamente. Os beneficiários são pessoas que possuem NIS – Número de Identificação Social, estão inscritas no CadÚnico – Cadastramento Único para Programas Sociais do Governo Federal e são referenciadas pela Equipe Técnica do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.
Famílias das comunidades de Santa Rita de Valilândia, Queimada do Alto, Queimada das Pedras, Ichú, Ferros, Lagoa dos Ferros, Capoeira, Recreio, Ponta D’água, Itarerú, Valilândia, Queimada do Curral, região de Santa Rita de Cássia, faz. Cocho, São João, Lagoa das Pombas, Bairro Petrolina, Bairro Juazeiro, Casas Populares, bairro José Moreira e Hermírio Simões já foram contempladas. Nesta terça-feira (22), a entrega acontece em Bezerra, Lagoinhas, Varginha, Serra do Pintado, Estanhada e Nova América.
Através do PDA, Valente já distribui também leite e suco em caixa. Na região, somente Valente foi aprovado nesta etapa do Programa.
Ascom