A Prefeitura de Serrinha, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Consórcio Público de Desenvolvimento do Território do Sisal – Consisal, entregaram nesta sexta-feira (08/01), 47 cisternas de captação de água da chuva para consumo humano e os certificados do curso de gerenciamento de recursos hídricos, para os beneficiários da comunidade do Campo Limpo. O projeto 1º água é uma realização do CONSISAL em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e é executado juntamente com o município consorciado.
O Ato contou com a presença do prefeito de Serrinha e presidente do Consisal; Osni Cardoso, deputado estadual; Gika Lopes, secretário de Agricultura; Renildo de Miranda, secretário de Governo e Relações Institucionais; Edvaldo Teixeira, secretário de Administração; Jivaldo Oliveira, secretário de Saúde; Jorge Gonçalves, da Secretária de Desenvolvimento Social; Helena Barreto, secretário de Cultura, Esporte e Lazer; Waldson Abreu, além do diretor do Núcleo Regional de Educação 04; Carlos Carneiro, os vereadores Flávio Ferreira, Gerinaldo Ferreira e Reginaldo Mota, a sub-coordenadora do projeto; Daniele Ferraz, líderes comunitários e beneficiários.
Cada cisterna tem capacidade de armazenar 16 mil litros de água, tendo como sistema de captação o telhada da casa. Para cada família possa ser contemplada pela tecnologia, técnicos capacitados pelo CONSISAL realizam cadastros das famílias dentro dos critérios determinados pelo MDS, como a capacidade de retenção de água no telhado da casa do beneficiado, e estar cadastrado no programa Bolsa Família.
Após os cadastros as famílias são capacitadas em curso de gerenciamento de recursos hídricos onde recebem orientações da forma como manusear as cisternas e cuidados que devem ter com a água para evitar contaminação da mesma e evitar doenças, posterior a isso as cisternas são construídas por pedreiros contratados pelo CONSISAL e também capacitados a construir a tecnologia. Um ciclo que dá a família e a comunidade oportunidade de sanar a falta de água boa e ainda gera renda nos municípios e comunidades contempladas,
Em sua fala, o prefeito Osni Cardoso agradeceu à todos os envolvidos pelo apoio ao projeto e destacou a luta de anos para levar água para a zona rural. “No ano de 2008, trinta e duas mil pessoas residiam na zona rural de Serrinha e apenas sete mil tinham acesso a água. Hoje, são trinta mil moradores residindo nas comunidades rurais do município, e vinte e cinco mil tem água encanada e de qualidade em casa. Nossa missão é não deixar ninguém sem acesso à água.” Garantiu Osni.
‘’Antigamente não tinha água em casa, subia e descia carregando balde na cabeça. Hoje tudo melhorou.” Destacou a beneficiária Maria Conceição.
O secretário da agricultura Renildo de Miranda falou das grandes lutas e conquistas alcançadas e destacou que como morador da zona rural sabe da importância desse benefício e que todo o esforço da gestão é para atender a todos.
Fonte e fotos: ASCOM PMS