Na manhã desta quarta-feira (18), aconteceu em Riachão do Jacuípe a Caminhada de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, percorrendo as principais ruas do centro da cidade no intuito de conscientizar a população sobre a importância de não se calar diante desta triste realidade.
Participaram estudantes das escolas da rede municipal (Nossa Senhora da Conceição, Manoel Inácio, Carmem Silva, Pedro Paulo, Ana Mascarenhas, Maria Ferreira, Nelson Pessoa e Ana Neta), estadual (Maria Dagmar de Miranda), escolas particulares (Santa Marta, Escola Modelo e Super Aprovado), as crianças da APAE e o grupo de idosos.
Esteve presente a prefeita do município Tânia Matos, a secretária de Assistência Social Mara Araújo, a vereadora Catarina Roma e conselheiros tutelares. Populares acompanharam todo o trajeto, durante o percurso foram lidos textos de enfrentamento a violência, abuso sofrido pelos jovens.
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.
ASCOM Prefeitura de Riachão do Jacuípe