O município de Gavião que na noite desta sexta-feira,08, inicia os festejos em homenagem a São Pedro, teve uma manhã bastante concorrida quando recebeu o governador do estado Rui Costa e sua comitiva, para inaugurar o Centro de Comercialização de Frutas e Verduras, obra construída em convênio entre o governo do estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (CONDER), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e a Prefeitura Municipal, cujo investimento foi de aproximadamente de R$ 300 mil, entregar 40 barracas de feira, 50 cisternas e pavimentação de ruas.
A prefeita Benvinda de Oliveira Silva (PSD), mais conhecida por Benvinda de Laurindo, agradeceu a presença do povo e do governador Rui Costa, em especial pela obra de abastecimento d’água com 16 km de extensão que beneficiou aproximadamente 200 famílias que residem às comunidades de Alagoinhas, Caldeirãozinho, Sítio dos Patos, Umburana, Cachoeirinha, Caneladema, Cajá, Caiçara e Caldeirão, também, pela pavimentação de 4.420 metros quadrados de vias no bairro José Papagaio, proporcionando o fim da lama e da poeira para moradores.
Sempre ao lado da prefeita, o secretário de administração, Laurindo Nazário, usou da palavra e ressaltou que “a mudança que vem acontecendo em Gavião, e isto é visível, começou depois da gestão de Benvinda de Oliveira e do ex-governador Jaques Wagner (PT), a quem chamou de professor e que Rui Costa era um bom aluno e estava dando ‘aulas de administração’. “Sabemos quando sofremos com a seca, mas, depois dos governos de Wagner e Rui, esse sofrimento diminuiu. Resolvendo o problema de água, vamos buscar encontrar alternativa de sobrevivência para o povo, pois, tínhamos no sisal esta sustentabilidade e hoje essa cultura já não existe”, concluiu Laurindo Nazário.
O secretário de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, falou ao CN que a missão, não apenas do Governo do Estado, mas de todo o país, é ampliar a universalização do acesso à água, principalmente para o consumo humano e a Bahia tem dois terços do território no semiárido, por isso a universalização da água é um desafio muito grande. Em Gavião, em 2016, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foram construídos 320 sistemas de captação de água em Gavião e em 2015 foram entregues outras 270 unidades. Caminhões estavam estacionados com 50 cisternas, ou seja, equipamentos capazes de coletar e armazenar água para consumo humano.
Rui Costa recebido por manifestação dos vigilantes
Ao chegar ao local do evento, Rui Costa foi recebido com apitaço por um grupo de vigilante demitido pela empresa de segurança MAP, uma terceirizada que presta serviço ao Governo há 16 anos e, de acordo com a empresa, o Governo reduziu o quadro de funcionários por falta de recurso financeiro e essa redução aplicaria em retirar todos vigilantes das escolas estaduais, em cidades com menos de 100 mil habitantes. Paralelo, outras faixas agradeciam ao governador pelas obras inauguradas.
“Aqui em Gavião, entreguei obras de abastecimento de água, pelo programa Água para Todos, que leva água para toda a zona rural da Bahia. Água é sinônimo de vida e saúde. Portanto, o fornecimento de água tratada para a população é prioridade absoluta”, afirmou o governador Rui Costa.
Em seu pronunciamento, o chefe do executivo baiano respondeu a solicitação do deputado Alex da Piatâ (PSD), que havia solicitado uma fanfarra para o município, pois, ele havia sido recepcionado por jovens que fazem parte do programa “Mais Educação” e foram treinados para tocar instrumentos e com isso montaram sua fanfarra. O atendimento a solicitação do social democrata será através da Neojiba, um programa do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, que promove a integração social por meio da música.
Além do deputado Alex da Paitã, também participaram do evento a deputada estadual Neusa Cadore (PT) e o deputado federal Sérgio Brito (PT). Cadore lembrou que esta seria a segunda viagem do governador Rui Costa, totalizando quatro municípios visitados e na quinta-feira (14), voltaria ao território do Jacuípe, onde irá entregar o sistema integrado de abastecimento de água das localidades Raspador, São Pedro, Curral Novo, Coração de Jesus, assinará convênios do Bahia Produtiva visitará o colégio estadual em Pintadas.
Ao termino do evento, Rui Costa seguiu para o município de Pé de Serra, onde entregou cisternas e autorizou convênios do programa Bahia Produtiva.
Redação CN