Decepcionado desde o inicio do mandato, o prefeito do município de Santa Bárbara, Nilton César Estrela de Menezes (PP), mais conhecido por Niltinho, falou ao CN que não irá ser candidato a reeleição. O progressista tentou pela primeira vez a Prefeitura em 2008, não obteve êxito, perdendo a eleição para o professor Jailson Costa dos Santos (PT) por 500 votos.
Meneses não desanimou, continuou a caminhada que segundo ele tinha como objetivo trabalhar pelos menos favorecidos, espalhando esse desejo por todo o município e em 2012, derrubou o petista que tentou a reeleição por 1.549 votos de frente. “Nesta caminhada eu dizia ao povo que vocês estão confiando em Niltinho, mas eu não prometo o que não posso cumprir”, lembrou.
Ele lamentou a crise financeira sem precedente que viveu no mandato e muitas pessoas, principalmente aquelas que ajudaram a lhe eleger, queriam coisas impossíveis de fazer, pois, “não ia deixar de fazer pela maioria e fazer pela minoria. Com essas coisas eu fui me desgostando e vi o trabalho que Edifrancio do Sindicato, (vice-prefeito), vinha fazendo e decidir lhe apoiar para continuar o projeto”, falou Niltinho.
Há vinte anos envolvido na política, ou seja, três mandatos de vereador, correspondente a 12 anos, quatro de prefeito e outros quatro ajudando o seu pai Nelson Lopes, no segundo mandato, Niltinho falou que foi tomado pela decepção e no meado do mandato pensou em renunciar, sendo recomendado pelo seu vice-prefeito Edifrancio a permanecer e se colocou totalmente a disposição para lhe ajudar “e isso fez aumentar minha confiança por ele e ao longo do tempo provou que tem condição para administrar e deu testemunho disso a frente a Secretaria da Agricultura”, confessou Niltinho.
Nilton César lamentou também o comportamento das pessoas da oposição, pois, segundo ele, tiveram a oportunidade de fazer, não fizeram e torcem contra os projetos de melhoria da qualidade de vida do povo, a exemplo da reforma e ampliação do Hospital.
A primeira aparição pública de Niltinho apresentando os pré-candidatos a prefeito e vice, aconteceu na noite de sexta-feira (08/07), em uma reunião na Associação dos Moradores da comunidade de Candeal Pequeno, a 20 km da sede de Santa Bárbara, quando confirmou Edifrancio de Jesus Oliveira (PP), pré-candidato a prefeito e Raí dos Reis Menezes (PSD), como vice.
Ao fazer uma rápida prestação das ações realizadas, o prefeito garantiu ter cumprido todos os compromissos feitos na campanha, faltando apenas dois, ou seja, calçamento de duas ruas no povoado do São Nicolau e na comunidade do Saco do Capitão, no km 04 da BR 324. Ela falou também da boa convivência com a câmara de vereadores, onde tem maioria entre os 11 parlamentares, conta com os vereadores José Valter Vilas Boas Amorim (Zé Valter – PSD), Hugo Luiz de Jesus Júnior (Téo de Hugo – PDT), Gilmar Carvalho de Lima (Gilmar do Sindicato – PCdoB), José Almir Santana Lima (Almir do Tomba – PP), Raimundo Figueiredo da Silva (Neném de Vidal – PPS), Albensio Perrone de Jesus (PSL) e Carlos Oliveira da Silva (Carlito da Boa Vista – PSD).
Ao finalizar a conversa com o CN, Nilton César falou que irá participar pouco da campanha, pois será submetido a uma cirurgia no final do mês e necessitará de um período para sua recuperação.
Mudanças na política
Além do prefeito Niltinho, que não irá disputar a reeleição, os vereadores Albensio e Zé Valter, também decidiram que não irão colocar seus nomes na disputa. Zé de Valter declarou apoio à colega Almir do Tomba e Albensio, depois de uma longa caminhada política, onde exerceu vários mandatos de vereador e vice-prefeito, entendeu ser o momento de parar e declarou apoio ao sobrinho, também vereador, Téo de Hugo.
Redação CN