Faltam apenas três dias para as eleições municipais em todo país. É necessário os eleitores e os candidatos saberem o que é permitido e proibido na reta final. Para alguns, será necessário guardar as emoções e comemorar após os resultados, para outros o alívio.
Em Conceição do Coité, na última terça-feira (27), os comerciantes reclamaram da poluição sonora intensa. Diversos carros de sons, particulares e contratados de ambos partidos fizeram uma carreata pelo centro da cidade, impedindo até mesmo o atendimento a clientes dentro dos estabelecimentos comerciais. “Até quando isso ainda pode continuar?” era um dos questionamentos das pessoas.
Estamos na reta final. A partir desta sexta-feira (30), algumas exigências precisam ser cumpridas. Comícios, reuniões públicas, programas eleitorais gratuitos e debates na TV ou no rádio estarão proibidos.
No sábado (1), propagandas em jornais não serão permitidas. Já no dia da eleição (2), as exigências ficarão mais rígidas. Além do que foi citado acima, os carros de sons, as caminhadas, panfletagens, colocação de adesivos em papéis e imóveis não poderão existir.
Veja o que será permitido
Na sexta-feira e no sábado, as reuniões privadas, caminhadas, panfletagens, visuais de rua, colocar adesivos e papéis em imóveis e automóveis, utilizar a internet e carreatas estão com autorização para serem realizadas. Vale ressaltar que as carreatas precisam cumprir o horário e terminar às 22h. No dia da votação, os adesivos nos carros, internet e fazer uso da cola (santinhos) para votar podem ser mantidos.
Thaise Ewbank