O dia 29 de janeiro marcará o início da temporada 2017 do futebol baiano. Nesta data será iniciado o mais importante campeonato estadual do Norte-Nordeste do país, o Baianão 2017. A Série A do campeonato será aberto com uma nova fórmula e 11 clubes. Vitória, Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Galícia, Jacobina, Flamengo, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e Atlântico disputarão o título.
Para a construção da tabela, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) não teve facilidade, devido ao calendário. Em 2017, serão três competições disputadas ao mesmo tempo, Copa do Nordeste, Estaduais e Copa do Brasil.
Com filiados na disputa de ambas as competições, a entidade precisou driblar os possíveis choques de datas. Além disso, foi preciso superar, também, a necessidade de um mesmo estádio ser utilizado por mais de um clube, e uma cidade ser sede de quatro clubes.
É o caso de Salvador, que desta vez terá Vitória, Bahia, Galícia e Atlântico no certame. Galícia e Atlântico terão o mesmo mando de campo, o estádio de Pituaçu.
Atual campeão, o Vitória estreia fora de casa, contra a Juazeirense, no Adauto Morais, em Juazeiro. O Bahia começa contra o Jacobina, na Fonte Nova. Novo integrante da primeira divisão, o Atlântico, de Lauro de Freitas, mandará seus jogos em Pituaçu, exceto na rodada inaugural, quando receberá o Jacuipense no Barradão. Vitória da Conquista x Bahia de Feira e Flamengo de Guanambi x Galícia são os outros jogos da primeira rodada.
Devido ao número ímpar de clubes participantes, sempre haverá um clube de folga por rodada. Por isso, o Fluminense de Feira só estreia no dia 2 de fevereiro, contra o Galícia, em Pituaçu. A primeira fase terminará no dia 5 de abril. As semifinais serão jogadas nos dias 9 e 16 de abril. O Baianão acontecerá em paralelo à Copa do Nordeste e à Copa do Brasil, além da Sul-Americana – que não terá clubes baianos em 2017.
Confira a tabela do Baianão 2017
Fonte: FBF