Depois da aprovação do requerimento do deputado Tom Araújo (DEM) para realização de uma sessão especial da Comissão da Agricultura da ALBA na cidade de Conceição do Coité, acontecer na quinta-feira (12), para discutir a problemática do sisal, o assunto voltou ao plenário na tarde de terça-feira (11) com o pronunciamento do Deputado Estadual Mário Negromonte Júnior (PP).
O progressista falou sobre a importância de incluir a questão do sisal na pauta de prioridades do Governo da Bahia, além de se investir na criação de máquinas desfibradoras e a criação de linhas de crédito, que permitirão o investimento do pequeno agricultor e da agricultura familiar na região.
Indicação de inclusão da Cultura do Sisal na pauta de prioridades do Governo do Estado foi oficializada através de indicações ao Governador Jaques Wagner (PT). “Fiz essas indicações para que a questão do sisal entre na agenda do Governo do Estado e que se utilizando dessas ferramentas, como uma nova máquina desfibradora, linha de crédito para os pequenos agricultores e a atenção do governo voltada para esse povo trabalhador que nunca esmorece, consigamos trazer o desejado desenvolvimento para a região sisaleira e consequentemente, mais desenvolvimento econômico para a Bahia, pois acredito que é incrementando a agricultura que vamos avançar para uma Bahia mais forte”, disse o deputado.
Na justificativa da indicação nº 18.610/2011, Negromonte Júnior, diz que nos últimos anos a produção de sisal decaiu de cerca de 150 mil toneladas/ano para cerca de 70 mil. Segundo ele, isto foi ocasionado por falta de políticas pública e incentiva ao desenvolvimento do setor, além dos preços baixos que eram praticados no mercado.
Ele lembrou também que as condições climáticas são adversas e não contribuem para um aumento mais significativo da produtividade como. “Perda progressiva da fertilidade pela não reposição de nutrientes ao solo, poucas ações de pesquisa, falta de financiamento para investimento, número restrito de genótipos adaptados às regiões produtoras e nos últimos anos, a podridão do tronco, uma doença que tem ameaçado ainda mais a sustentabilidade desta cultura e muitos outros problemas, resolvi solicitar que a cultura do sisal torne-se uma das prioridades do Governo da Bahia”, afirmou.
“Esta, portanto, é a indicação que, em nome do município de Valente, na pessoa do Prefeito Ubaldino Amaral e de São Domingos, que tem como Prefeito Isaque Júnior, encaminhei ao Governador Jaques Wagner, após ouvida a Mesa Diretora, na forma do Regimento Interno da Assembleia”, finalizou o parlamentar.
Por questão de agenda, o parlamentar não poderá comparecer a sessão na cidade de Conceição do Coité e será representado pelo assessor parlamentar Hugo Brandão.