Acontece nesta quarta-feira, 25, das 09h às 17h na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) a disputa para escolha da nova mesa diretora da entidade para os próximos dois anos. O confronto democrático envolve o prefeito de Bom Jesus da Lapa Eures Ribeiro (PSD) e o prefeito de Euclides da Cunha Luciano Pinheiro (PDT).
A eleição da UPB sempre foi cercada de expectativa, pois, para muitos, acaba sendo uma previa da próxima eleição estadual.A chapa 1 é encabeçada por Eures Ribero, ex-deputado estadual e prefeito reeleito de Bom jesus da Lapa, sendo do partido do senador Otto Alencar obviamente tem seu apoio e acredita também no apoio do governador Rui Costa que não se manifesta publicamente e dezenas de deputados da base do Governo, além de ter o apoio da atual presidente Maria Quitéria, que foi eleita e reeleita presidente nos últimos quatro anos. Quitéria viajou para algumas regiões ao lado de Eures para apesentá-lo como seu candidato.
A chapa encabeçada por Eures, intitulada “Juntos somos mais fortes”, terá como candidato a primeiro vice-presidente da instituição Giuliano de Andrade Martinelli, prefeito de Jaguaquara; Antônio Carvalho da Silva Neto, prefeito de Araci (vice-presidente administrativo); Rogério dos Santos Costa, prefeito de Santo Estevão (1º secretário); Marcus Paulo Alcântara Bonfim, prefeito de Juazeiro (2º secretário); Marcos Aurélio dos Santos Cardoso, prefeito de Santana (1º tesoureiro); e José Henrique Silva Tigre, prefeito de Belo Campo (2º tesoureiro).
Luciano Pinheiro está cumprindo seu primeiro mandato de prefeito do município de Euclides da Cunha, apenas 34 anos de idade, está entre os mais jovens do estado no comando de uma prefeitura, mas foi ele quem não aceitou a ideia de candidatura única de Eures e durante um encontro realizado pela UPB no mês de dezembro com os prefeitos eleitos, Pinheiro em conversa com outros prefeitos, decidiu que colocaria seu nome para o embate,”Nem que eu tenha só meu voto, vou para a disputa, pois, não posso aceitar a forma como foi montada a candidatura única por uma minoria”, afirmou Luciano na época.
A partir daquela data, o prefeito de Euclides da Cunha começou os contatos e logo foi visto como o candidato da preferência de ACM Neto prefeito de Salvador e possível candidato ao Governo da Bahia em 2018, do prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho, e Zito Barbosa de Barreiras, este último está na chapa como um dos vice. A motivação da candidatura de Luciano é também pelo presidente do seu partido Felix Junior e o secretário de Agricultura do Estado Vitor Bonfim, aliados do governador Rui Costa, afirmarem que vários prefeitos da base governista o apoiará.
O prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, tem em sua chapa intitulada “Por um municipalismo democrático e forte” composta pelos gestores: Zito Barbosa, prefeito de Barreiras (vice-presidente institucional); Leandro Luiz Ramos Santos, prefeito de Igrapiúna (vice-presidente administrativo); Edval Luz Silva, prefeito de Abaíra (1º secretário); Adriano Silva Lima, prefeito de Serrinha (2º secretário); Hipólito Rodrigues Silva Gomes, prefeito de São Gabriel (1º tesoureiro); e João Hebert Araújo da Silva, prefeito de Várzea Nova (2º tesoureiro).
As duas chapas inscritas contam, ainda, com o Conselho Fiscal, sendo cinco titulares e cinco suplentes.
As eleições serão presididas por uma comissão eleitoral composta por ex-prefeitos indicados na assembleia geral. A Comissão Eleitoral é composta por ex-prefeitos dos seguintes municípios associados: Railton de Oliveira Ramos, de Itagi; Wilson Paes Cardoso, de Andaraí; e Lenildo Alves Santana, de Ibicaraí.
[poll id=”5″]