A União dos Vereadores da Bahia – UVB realizou na quinta e sexta-feira (06 e 07/04) no Auditório do Edifício CEO, em Salvador, o 18º Congresso Baiano de Vereadores da Bahia, evento que reuniu 486 vereadores de diversos partidos de 80 municípios.
O primeiro dia do Congresso foi marcado por discussões sobre a importância de fortalecer a entidade, cujos membros, para muitos lideres são os mais presentes no atendimento direto ao povo, ou seja, a primeira porta que a população bate no momento de grande necessidade, mas faltava um espaço organizado na capital para receber os parlamentares, pois, a falta de opção, eles são obrigados a se esbarrar no gabinete de um deputado.
O segundo dia do Congresso o foco maior foi a eleição da nova Diretoria, aquela altura, somente a que estava encabeçada por Edylene Ferreira vereadora do PR de Serrinha estava inscrita e só seria derrotada caso a grande maioria optasse pela abstenção, nulo e branco, mas não foi o que aconteceu, apenas 2 votos contra e os restante favorável ao nome de Edylene, eleita por aclamação.
Já aclamada presidente da UVB, num discurso bastante emocionado, Edylene Ferreira, filha do ex-vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito de Serrinha Ernesto Ferreira e sua mãe Zezé de Ernesto que também ocupou a cadeira do legislativo serrinhense, disse que não estava ali por acaso e que gosta de desafios. Disse que na Bahia são cerca de 6 mil vereadores, mas não vem tendo uma representação forte da categoria, ” quando fui presidente da Câmara de Serrinha por duas vezes, senti essa necessidade da UVB, como uma representação mais forte e que nos desse uma maior independência, mas acaba não tendo, porque fica preso ao prefeito e aos deputados.
Segundo a nova presidente, primeira mulher a presidir a Câmara de Serrinha,existe uma sala na Assembleia Legislativa a disposição da UVB, no entanto está lá praticamente esquecida e até comentou com alguns deputados e pediu apoio para colocar em funcionamento pleno.
O mandato de Edylene será de dois anos. Ele ocupa a vaga deixada pelo ex-vereador de Ibirataia Elmar Lopes.
Veja o vídeo onde a nova presidente conta sua luta para conseguir chegar a presidência.