A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe começa na segunda-feira (17) e termina no dia 26 de maio. A vacinação contra a gripe é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações. A campanha atingirá idosos de mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Na Bahia, são 3,6 milhões de pessoas aptas a tomarem a vacina. “Este ano, teremos uma novidade na campanha: os professores de escolas públicas e privadas também serão imunizados”, informa Ramon Saavedra, coordenador do Programa Estadual de Imunizações. A meta é vacinar 90% do público alvo, que seria de 3,2 milhões de pessoas.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, também podendo causar pandemias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos no mundo.