Em meio às especulações sobre a sucessão municipal, em 2012, o Partido dos Trabalhadores, em Riachão do Jacuípe, realizará seu primeiro congresso municipal, com o tema “Riachão: desafios e perspectivas”, nos próximo final de semana, no Clube Lira Oito.
Pessoas bastante conhecidas da sociedade jacuipense e até prefeituráveis estão se aproximando do PT local. O diretório municipal do partido tem sido favorável à abertura para novas filiações, dentro de critérios estatutários, segundo informam alguns membros da diretoria.
Recentemente, a conhecida Dra. Gleide manifestou interesse em se filiar à legenda e, além disso, já militam no PT nomes novos como Dr. Francisco Tadeu, Matteus Martins, entre outros, que se relacionam bem com o presidente de honra do partido, Raimundo Caixa, conhecido pela candidatura heróica a prefeito, no ano 2000. Corre a informação de que uma pesquisa encomendada por outro grupo político teria assustado os líderes da situação porque o nome de Raimundo pontua bem.
Outros petistas jacuipenses, que ainda não exerceram nenhum mandato eletivo, também sinalizaram interesse em se candidatar ao Legislativo Municipal. Na opinião da atual presidente do diretório municipal, a assistente social Mara, é importante que haja pessoas interessadas em se candidatar, porque isso aumenta as chances do partido.
O primeiro congresso municipal do PT, nos dias 28 e 29, na Lira Oito, pode ser um divisor de águas, no que se refere às próximas eleições e à política de alianças do partido. O encontro é aberto à população e deve contar com a presença de lideranças locais e regionais.