Mais uma etapa do Plano Plurianual (PPA) Participativo foi cumprida no sábado (21), nos municípios de Riachão do Jacuípe e Cipó, reunindo autoridades e representantes da sociedade civil dos territórios do Jacuípe e Semiárido Nordeste II.
Em Riachão do Jacuípe, o evento aconteceu no Clube Lira 08 de Setembro e reuniu mais de 130 representantes das 14 cidades que formam o Território de Identidade. Durante todo o dia, saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura e outros temas foram discutidos para que o orçamento do Estado para o período 2012-2015 possa promover o desenvolvimento econômico e social da região.
Em Cipó, foram registrados representantes dos 18 municípios, totalizando 300 pessoas, representando entidades da sociedade civil organizada. O momento inicial ocorreu no Grande Hotel Caldas de Cipó e em seguida, todos se dirigiram para a Escola Municipal Edvaldo Boaventura, onde foram formados grupos de trabalho.
As discussões foram organizadas com os temas Educação, Saúde, Agropecuária, Inclusão Social, Infraestrutura Social, Infraestrutura Econômica e Logística, Igualdade de Direitos Humanos com Foco em Etnia e Gênero, Segurança e Integridade do Cidadão, Cadeias e Redes Produtivas, Meio Ambiente, Cultura, Turismo, Copa 2014, Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão Democrática do Estado e Grupo Institucional.
Organizado pelas secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra), Planejamento (Seplan), Relações Institucionais (Serin) e Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), o evento contou com a presença de diversos representantes da administração estadual. O diretor-geral da Seinfra, Francisco Miranda, o superintendente de Gestão e Avaliação da Seplan, Mário Sebastião Freitas, o coordenador social da Serin, Marivaldo Dias, e a técnica da Sedir, Raimunda Rabelo Rocha, participaram dos debates com os representantes da comunidade.
Últimas plenárias – O superintendente de gestão e avaliação da Seplan, Mário Freitas, que representou o secretário estadual de Planejamento, Zezéu Ribeiro, no evento, explicou que 92% dos trabalhos da consulta pública programados para o PPA 2012-2015 já foram realizados. Restam apenas as plenárias em Cruz das Almas e em Salvador, a última, no próximo dia 27.
PPA-Participativo – Feira de Santana foi a primeira cidade a receber o PPA-Participativo, no dia 5 de abril. Até o dia 27 de maio, todos os 26 territórios de identidade terão sido ouvidos. Neste processo, diversos canais de atendimento estão viabilizando a participação popular que, por meio das plenárias, é dividida em grupos de núcleos temáticos, colocando em pauta suas necessidades, problemas e sugestões.
Ao final dos encontros, cada eixo estruturante deve apresentar 15 propostas que vão orientar a elaboração do planejamento de médio prazo com diretrizes estratégicas detalhadas nas Leis Orçamentárias Anuais (Loas).