Na noite de segunda-feira, 21/08, na praça Morena Bela em Serrinha, o 16º Batalhão de Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação Municipal realizou a Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD e do Projeto “Um Caminhar Para Cidadania”, contemplando 400 crianças e adolescentes.
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, dentre elas o vice-prefeito Adalberto Dutra Rocha, popularmente conhecido por Berg, tenente-coronel Gilson Paixão, comandante da Unidade, Cyro Oliveira Novais procurador do município de Serrinha, Mozart Cavalcante e Hildebrando Alves, delegados da Polícia Civil, secretária de Educação, Luana Moreira, sub-tenente Inaldo Martins Lima, comandante do Tiro de Guerra, vereadores de Serrinha, oficiais, praças, pais dos proerdianos e a comunidade em geral.
Segundo o coordenador dos projetos, capitão Araújo, “será um dia ímpar para as quatrocentas crianças e adolescente participantes dos projetos, além disso foi iniciado o Projeto Um Caminhar para Cidadania, com objetivo de dar continuidade e acompanhamento aos alunos dos outros anos.
“É muito gratificante, como policial militar e cidadão poder participar de alguma maneira na formação desses jovens. A finalidade dos projetos é instruir crianças e adolescentes serrinhenses sobre os perigos, efeitos e consequências do uso de substâncias entorpecentes e sua relação direta com a violência. O foco foi manter esses jovens longe das drogas, trazendo informações e incentivando de forma dinâmica sobre os malefícios e transtornos proporcionados pelo uso de substancias ilícitas, finalizou o tenente-coronel Gilson Paixão, comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar.
O 16º Batalhão de Polícia Militar e a comunidade concluem uma etapa enriquecedora, que jamais será esquecida. “Num curto período, jovens participantes dos projetos e nós, policiais militares, passamos a entender o quanto um é importante para o outro e que auxiliar na formação desses jovens em desenvolvimento, além de ser uma grande lição pessoal para cada um de nós é um grande ensinamento para a vida”, afirmou o soldado Pio, instrutor do PROERD.
“Um ciclo termina e o outro se inicia, mas os idealizadores e componentes destes projetos continuam unidos nessa busca diária e incansável em prol de dias melhores para toda a comunidade”, concluiu o instrutor.
Redação CN | Informações e fotos: Ascom 16 BPM