
Teve inicio na quarta-feira (18) e terminou nesta quinta (19), na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em Serrinha, o Programa de Controle Médico (PCM) da Polícia Militar da Bahia para a tropa do 16º BPM. O major Marcelo, subcomandante do 16º BPM, oficiais e praças participaram do programa.
Na oportunidade, além da palestra sobre conscientização de saúde pessoal ministrada pela capitã Andreia, do departamento de saúde da instituição, foram recolhidos os exames clínicos preventivos e as fichas epidemiológicas (com a biometria) dos policiais militares.

O PCM é um programa que compreende um conjunto de ações da PMBA, através do departamento de saúde com o objetivo de promover e preservar a saúde dos policiais militares da ativa, com base no acompanhamento e controle dos riscos relacionados à atividade policial militar de toda natureza, a saber: físicos, ergonômicos, biológicos, químicos, ou até mesmo riscos não ocupacionais como o sedentarismo, doenças metabólicas, obesidade, cardiovasculares, entre outras.
A aplicação do programa é uma das prioridades do coronel Anselmo Alves Brandão, comandante geral da PMBA e foi normatizada pelas portarias CG 47/2014 e CG 84/2016 e tem como apoio técnico o Centro de Atendimento Médico Básico (CAMB) na capital e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) no interior.
As informações são da Assessoria de Comunicação Social do 16º BPM