O Bahia que vinha sem perder pelo campeonato Brasileiro a seis jogos, iniciou a rodada na 9º colocação a um ponto apenas do G7, grupo dos clubes que vão para Libertadores, sabia da difícil missão de manter a regularidade, pois, caso vencesse a partida contra o Sport na tarde deste domingo, 19, praticamente rebaixaria o Leão da Ilha para segunda divisão, por outro lado, a derrota representaria o distanciamento do sonho de voltar a disputar a Taça Libertadores quase 3o anos depois. Melhor para os donos da casa que venceu o jogo por 1 a 0, gol de Marquinhos, ex-jogador do Vitória.
Mesmo com a derrota o Bahia deve focar uma vaga, se não mais no G7, quem sabe um G8 ou G9. É que tem além do Cruzeiro 5º lugar, Flamengo na final da Sulamericana e Grêmio na final da Libertadores, caso conquistem o titulo garantirão a vaga e abrirão para os clubes que estão mais próximos deles. Assim, com 49 pontos o Bahia que tem dois jogos contra Chapecoense no próximo domingo na Arena Fonte Nova e São Paulo no Morumbi na última rodada no dia 3 de dezembro, caso vença pode chegar aos 55. Outra combinação de resultados ajudaria, seriam tropeços de Atlético Mineiro, Vasco, Botafogo e Flamengo. O Fla tem 53 pontos e está em sexto lugar.
Essa matemática só é possível porque Vasco perdeu para o Atletico Paranaense e Botafogo empatou com São Paulo, sendo que o Tricolor caiu apenas uma posição na tabela, foi ultrapassado pelo Atlético Mineiro que bateu o Coritiba por 3 a 0 e chegou aos 50 pontos.