O Calila Noticias já noticiou a história do aposentado Irineu Lopes da Silva, 105 anos completados na última quarta-feira, 07/02. O idoso pela sua idade já é motivo de destaque e quando se sabe que ele tem uma vitalidade desejada por muitos que têm apenas a metade da idade dele então.
Seo Irineu morador do Município de Quixabeira, no território da Bacia do Jacuípe, sempre marcou o aniversário com desafio de subir a escada da caixa d’água que mede cerca de 15 metros de altura, mas este ano, segundo o Blog do Ril de Beto, ele atendeu o pedido dos familiares, mas garantiu que não tem nenhum problema e que por ele subiria.
Essa fama do Senhor Irineu ganhou repercussão nacional quando a cerca de três anos, quando ele completou 102 anos, uma equipe da Rede Record entrou em contato com o Calila pedido informações e contatos telefônicos da família em Quixabeira, pois desejava e conhecer de perto o idoso. Nossa redação entrou em contato com Ril de Beto que passou a fazer o contato com a emissora.
Dizer que Seo Irineu pedala bicicleta por toda cidade é ‘cafezinho’ diante de subir e descer uma escada de 15 metros que muita gente não tem coragem.
Outro fato curioso na vida do centenário é manter o costume de anotar em sua caderneta os nomes das pessoas que morrem na pequena cidade de Quixabeira. Além de anotar os nomes, ele faz questão de colocar a data do falecimento, bem como observar alguma referência sobre a causa do óbito. Sua anotações tiveram início na década de 1980 com o nome de uma senhor que morreu através de uma queda de cavalo, conhecido popularmente por “Dudu”.
O município de Quixabeira destaca-se pelo expressivo número de centenários, tendo uma média por grupo de mil habitantes, equiparada a cidades japonesas, que são mundialmente conhecidas pelos seus índices de longevidade. A apresentador do Domingo Espetacular, Paulo Henrique Amorim, batizou a cidade de Quixabeira, com o codinome: “Terra dos Centenários”.
CN * Informações Ril de Beto
https://www.calilanoticias.com/2015/02/quixabeira-aposentado-sobe-mais-uma-vez-em-caixa-dagua-para-comemorar-seu-aniversario-de-102-anos.html