Caldas do Jorro, potencial distrito de Tucano já é conhecido nacionalmente pelas altas temperaturas de suas águas, nos últimos sete anos de administração do prefeito Rubinho (PSB) a principal festa do município passou a ser o São João. Na condição de cidade turistica não poderia pensar em fazer festa sem grandes atrações, e assim vem sendo. Este ano teve Elba Ramalho, Zé Ramalho, Flávio José e Forró do Bom, sem contar com outros destaque regionais.
Um dos momentos que marcou o tradicional “Arraiá das Águas Quente”’, em Caldas do Jorro, foi o show de Zé Ramalho, que subiu ao palco á zero hora de domingo (26) e fez o público, segundo a comissão organizadora, de aproximadamente 30.000 pessoas, cantar com sintonia de um coral musical conhecidos a exemplo de “Chão de Giz”, “Avohai” e “Vila do Sossego”. O músico sabe que cantar esses três sucessos no show é quase uma obrigação, porém está longe de reclamar disso e entende que parte do seu público é formado por quem nem era nascido quando seu primeiro álbum foi lançado. Zé Ramalho começou o show cantando “É a vida”, de Gonzaguinha.
A apresentação de 01h37 foi marcada por inúmeras novidades baseadas na mistura de elementos da cultura nordestina, como cantadores, repentistas e rabequeiros, bem como da Jovem Guarda, do baiano Raul Seixas e até dos Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan.
Aos 62 anos, nascido em Brejo do Cruz (PB) José Ramalho Neto, filho de uma professora primária e de um seresteiro, começou sua vida artística no início da década de 70. Junto com os amigos Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Amelinha e Fagner, viveu grandes momentos e compartilhou eternas canções.
Camarote lotado – O prefeito recebeu amigos, correligionários e convidados que circulavam bem à vontade no camarote que tinha um Bufê típico junino com comidas e bebidas. A prefeita de Banzaê, Jailma Dantas Gama Alves (PT), esteve presente na noite de sábado acompanhada do esposo Marcos Dantas, do filho Marquinhos e assesoras. Ela parabenizou Rubinho pela festa e convidou para o São Pedro que estará promovendo no período de 30 de junho a 01 de julho.
De micareta aos festejos dos três santos – A festa teve inicio na quinta-feira (23) e este ano foi realizada sua sétima edição, contagiando moradores locais e turistas de diversos lugares do Brasil. Na primeira noite passaram pelo palco e foram prestigiadas por mais de 30 mil pessoas, o grupo Forró Safado, seguindo do Bonde do Calypso e, por fim, a atração à banda Forró do Bom, com Katia Cilene. Nos demais dias, se apresentaram com atrações de renome nacional e internacional, a exemplo do próprio Zé Ramalho, Flavio José e de Elba Ramalho, que fecharam o evento.
O investimento realizado nas festas de São João do Jorro, segundo o prefeito, foi de aproximadamente um milhão de reais, tendo como parceiro a cervejaria e a Bahiatursa. Ele lembrou que houve uma reação no início, isto em 2005, quando, além de deixar de promover a micareta, optando pela festa de São João, resolveu transferir o evento da sede do município para o Distrito de Caldas do Jorro, dentro de um projeto de revitalização da estância hidromineral. “O nosso São João atrai turista de todo Brasil e aprova disso são os hotéis que estão todos completamente lotados e mais de cem casas foram alugadas”, festejou.
O prefeito disse também que os santos festeiros comemorados em junho, São Antônio, São João e São Pedro, todos são festejados com muita alegria, onde são montadas boas estruturas, sistemas de som e iluminação. “Nós começamos com Santo Antônio do Creguenhem, depois os quatro dias de festa no Jorro e por último o São Pedro de Poço Redondo, onde está contratada a Banda Mulheres Perdidas”, afirmou Rubinho.
São João do Jorro é encerrado com Elba Ramalho
Com quatro dias de muita festa e grandes atrações o São João de Caldas do Jorro encerrou no domingo, dia 26, colocando-se entre os melhores São João da Bahia e para fechar com chave de ouro a cantora Elba Ramalho subiu ao palco, dando início a um grande show que manteve lotada a praça de eventos durante duas horas em que a estrela nordestina brilhou, com seu carisma, agradeceu ao prefeito da cidade Rubinho, pela oportunidade de fazer seu primeiro show em Caldas do Jorro.
Do frevo, xote, forró ao pé-de-serra, Elba Ramalho cantou com um coro composto pelas vozes da platéia, que acompanhou atentamente cada música. No repertório, a cantora relembrou a cultura brasileira por meio de canções de músicos consagrados, como Dominguinhos, Luis Gonzaga, Flavio Jose e Zé Ramalho.
Ninguém ficou parado. Na praça de eventos, um balanço só acompanhando o ritmo e a energia contagiante de Elba após as melhores canções.
Puro Desejo entrou em cena, levando o povo até o raiar do dia, encerrando a programação em grande estilo.
O secretário de Governo Gutemberg Santana ressalta que essa é a maior festa já realizada na região, que a cidade teve uma festa de São João à altura do que merece, uma forma de prestigiar os moradores e os turistas que escolhem passar os festejos juninos aqui, comemora.
Agradar quem escolhe Caldas do Jorro como seu destino para o São João, é a prioridade do prefeito Rubinho que afirma especial atenção a fim de que o sucesso do Arraiá das Águas Quentes se repita no próximo ano.
A equipe da Rádio Comunitária Cruzeiro FM, também foi recepcionada pelo prefeito e o locutor Jackson Sena, testemunhou a força do CN no município, com a clareza das informações. “Sempre é bom contar com a força da informação do CN nesta festa, pois acreditamos ser a maior, em termo de público e qualidade das atrações. Não é possível fazer menor, a cada ano, o São João de Caldas do Jorro deve avançar mais”, falou Sena, enquanto pousava para foto.
Melhorado em relação aos anos anteriores, a organização do evento reforçou o policiamento, que foi ampliado com o trabalho da segurança, que contou com agentes da Guarda Municipal, Grupo Pré-militar Fênix, Garra de Águia e da própria Polícia Militar.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Guarda Municipal de Tucano, o Arraiá transcorreu num clima de tranquilidade. “Os poucos problema durante a festa foram mediadas pelo diálogo sem necessitar do uso da força física”, informou o subcomandante José Richard Oliveira.
Saiba mais sobre Caldas do Jorro
A estância hidromineral de Caldas do Jorro, localizada no município de Tucano é um oásis no meio do sertão baiano. Esta seria uma definição bastante apropriada para a bela, versátil e aconchegante Caldas do Jorro, onde, em meio ás árvores baixas e retorcidas da caatinga, brotam do solo, deliciosas e inusitadas, águas termais.
A cidade tem entre seus pontos fortes, uma excelente infraestrutura hoteleira, com estabelecimentos para todos os tipos de gostos e “bolsos”. Aproveitando a forte indústria de couro da região, o Jorro transformou-se num grande pólo de confecção e distribuição de artigos deste material.
Nas quartas, sextas e domingos, dezenas de barracas são montadas para o comércio destes produtos, que incluem chapéus, calçados, roupas, tapetes e artigos para montaria.
No entanto, os atributos que garantiram fãs e fama ao local, mesclam sua culinária ímpar. O inverno fornece as melhores condições para este passeio, já que com a significativa queda de temperatura na estação, os banhos, tomados em “bicas” na praça principal da cidade, tornam-se ainda mais prazerosos.
Você no Calila Noticias – Você esteve em Caldas do Jorro no período junino? Qual a sua opinião sobre o evento promovido pela Prefeitura? Opine, elogie, critique, dê sua opinião. Utilize o espaço comente a matéria.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas e Tucanobr.com