As fortes chuvas que caíram na última segunda-feira, 03, atingiram praticamente todos os municípios da Bahia, uns com menor intensidade, outros ganharam uma proporção de grandes prejuízos, é o caso de Santaluz no Território do Sisal.
De acordo com o site Notícias de Santaluz, a forte chuva chegou acompanhada de raios e trovoada e o volume d’água alagou ruas e avenidas e inundou casas em diversos bairros, onde o temporal durou cerca de duas horas. No Centro, a água cobriu as calçadas e invadiu alguns estabelecimentos comerciais, até mesmo um empreendimento onde funciona um shopping.
Ainda segundo o portal, na invasão conhecida como Açude Alegreto, que tradicionalmente sofre com os alagamentos nos períodos de chuva forte, praticamente todas as casas foram inundadas e os moradores tiveram que deixar os imóveis às pressas.
Outros bairros mais afastados da área central também ficaram alagados. Há relatos de pessoas que perderam vários móveis por conta do temporal. O forro de uma residência cedeu devido ao acúmulo de água da chuva, mas ninguém ficou ferido.
A prefeitura informou que já mobilizou equipes para atender à população em pontos considerados mais críticos e trabalhar para normalizar a situação o mais breve possível.
Prefeitura cria força-tarefa para atuar no atendimento às vítimas da chuva
A prefeitura de Santaluz montou uma estrutura de atendimento especial a famílias que estão com dificuldades em decorrência da forte chuva que atingiu o município.
De acordo com a prefeitura, já está em ação uma força-tarefa com o objetivo de agilizar a obtenção de direitos de primeira necessidade, como água, alimentos, colchões e cobertores. Quem tiver perdido documentos também tem assegurado o apoio da secretaria de Assistência Social para emissão de segunda via. Atendimento de psicólogos e assistentes sociais para os moradores que necessitarem deste tipo de apoio também estão entre as medidas emergenciais.
Equipes da Secretaria de Obras e da Defesa Civil Municipal iniciaram visitas aos bairros Mãe Rufina, São Pedro, JK, São Jorge, Invasão do Açude Alegreto, entre outras localidades afetadas. O objetivo é avaliar os impactos e mapear as áreas mais críticas reduzir os danos relacionados à chuva.
“Visando minimizar os efeitos da forte chuva que caiu em volume e intensidade inesperados, alagando casas em várias localidades de Santaluz, a Prefeitura criou uma força-tarefa para tomar um conjunto de medidas de curto prazo e emergenciais, com o intuito de diminuir os danos às famílias que tiveram casas, móveis e eletrodomésticos destruídos pelo temporal. O objetivo é agir rápido para amenizar o prejuízo e sofrimento das pessoas. Todos podem contar com o apoio da Prefeitura. Não deixaremos ninguém desamparado”, diz nota divulgada pela prefeitura de Santaluz.
Campanha de arrecadação está acontecendo para ajudar as famílias
Em decorrência dos prejuízos causados pela forte chuva acompanhada de raios e trovoada que alagou ruas e avenidas e inundou casas em diversos bairros de Santaluz, moradores da cidade estão arrecadando alimentos não perecíveis, água potável, materiais de higiene pessoal e limpeza, colchões, fraldas, roupas, panelas e móveis em prol dos desalojados/desabrigados.
Os donativos estão sendo entregues no Memorial situado na Praça Major Benício Viana (Pracinha de Misso). As doações já começaram a ser distribuídas na manhã desta terça-feira (4) em localidades mais afetadas pela chuva, como Mãe Rufina, JK e Açude Alegreto.
Mais informações podem ser obtidas com Luciana Conceição dos Santos, a ‘Nega Lu’, pelo telefone (75) 98258-8182. Em tempo, entidades da sociedade e até mesmo pessoas de Salvador e da Região Metropolitana da capital baiana também estão realizando campanhas para ajudar os moradores da cidade.
Já a prefeitura de Santaluz mobilizou uma força-tarefa para tomar um conjunto de medidas de curto prazo e emergenciais, com o intuito de diminuir os danos às famílias que tiveram casas, móveis e eletrodomésticos destruídos pelo temporal. A ação é integrada pelas secretarias municipais e a Defesa Civil do município.
Redação CN * Informações Notícias de Santaluz