Onze bancos postais que funcionam na Bahia, dos quais, três no território do sisal nas cidades de Serrinha, Lamarão e Ichu, não funcionam mais a partir desta segunda-feira, dia 03. Os Correios vêm informando aos clientes desde o do dia 10 de outubro por meio de cartaz fixado na porta principal da agencia.
O fechamento das agencias começaram a ocorrer em outubro do ano passado e de uma só vez foram fechadas 1.827 em 12 estados. Os Correios alegam os altos custos de manutenção e segurança que tornam inviáveis. O Banco Postal é uma parceria com o Banco do Brasil que se vale da rede de atendimento dos Correios para a intermediação de serviços bancários básicos.
No caso do município de Ichu, a agência tem mais de três mil clientes e segundo o empresário José Gonzaga, este fechamento terá um impacto negativo muito grande na vida das pessoas e no comércio local. Gonzaga teme que os clientes do Banco do Brasil saiam para Serrinha, Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe ou Candeal onde existem agencia do Banco e façam seus saques e gastem o dinheiro fora de Ichu, “desta forma a situação de Ichu tende a piorar afetando o comércio e consequentemente a geração de emprego. Se a situação está ruim, tende a piorar”, desabafou.
José Gonzaga, acompanhado do ex-prefeito Antonio George Ferreira Carneiro (PSC) e do líder político Amilton Carneiro (PSL), estiveram em Salvador com Cristiano José do Santos, superintendente do Banco do Brasil que cuida do relacionamento institucional para evitar o fechamento.
Segundo Cristiano Santos a iniciativa do fechamento foi dos Correios e o contrato de correspondente foi assinado no dia em 1º de julho de 2011 e nele estabeleceu a parceria entre as duas instituições para a prestação de serviços de correspondente bancário a partir do dia 02 de janeiro de 2012 e ainda está vigente.
“O Banco do Brasil tem interesse de continuar a parceria, mas os Correios alega que custos de manutenção das operações, em especial o cumprimento de medidas de segurança com vigilantes armados e portas giratórias, tudo que é necessário em banco, isto requer investimentos e motivou o fechamento dos pontos de atendimento do Banco Postal”, concluiu.
Em audiência pública, no Senado, em junho do ano passado, o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) na época, Guilherme Campos, reconheceu que o fechamento do Banco Postal atinge diretamente as populações de pequenos municípios que não têm agências bancárias, mas afirmou que não poderiam custear as operações em localidades que não fossem lucrativas. Aposentados e pensionistas dos estados da Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará serão os mais afetados.
Além de Ichu, deixaram de funcionar segunda-feira, dia 03, o Banco Postal de Cipó, Conceição do Jacuípe, Mata de São João, Jandaira, Lamarão, Nova Soure, Rio Real, São Francisco do Conde, Serrinha e Tanquinho.
Redação CN