Na segunda reportagem sobre as eleições das câmaras de vereadores para o biênio 2019/2020, veja como ficam as mesas diretoras dos municípios de Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, São José do Jacuípe e Serra Preta, localizados no território do Jacuípe.
Com a eleição mais tranquila de todas, em São José do Jacuípe o vencedor da eleição para presidente foi o vereador Mauricio Reis dos Santos (PP), conhecido por Tea, ligado ao grupo do prefeito Erismar Almeida (PV). Ele obteve 08 dos 09 votos dos vereadores que compõe a Casa Legislativa.
Em Pé de Serra a votação empatou – Nos casos de empate na votação para escolha dos membros da mesa, ganha o mais velho.
Isto aconteceu em Pé da Serra e na disputa de duas chapas, sendo a de número 01 encabeçada por Agenário Carneiro (DEM) e a 02 pela única mulher vereadora, Joana Angélica Souza dos Santos (PP), cada uma recebeu 04 votos e um vereador votou em branco. Joana Angélica tem 49 anos e o democrata Agenário Carneiro, 63, portanto, mais velho o Democratas que é governista vai presidir nos próximos dois anos.
Vereador da base do prefeito faz acordo com a oposição em Capela do Alto Alegre – O vereador petista José Jaeckson dos Santos Coelho, popularmente conhecido por Kero, derrotou o vereador Luis Marcelo Oliveira (MDB), que pretendia continuar a frente do poder Legislativo por mais 04 anos.
A eleição estava prevista para o dia 06 de dezembro, mas naquela sessão a maioria dos vereadores da base do prefeito Claudinei Novato (PCdoB), entre eles o presidente Marcelo do Ipiraí, como é conhecido o chefe do legislativo não cumpriram. O pleito aconteceu uma semana depois, dia 13.
Kero falou ao CN que todos os vereadores da base do prefeito queriam disputar a presidência, mas teria conversado com o colega Ronivaldo Ferreira, “Rone” (PRB) e procurado os vereadores da oposição e formando à chapa com Valdener Araujo (PSB) “Nei da Capelinha” como vice-presidente e Jamille Lima (PPS), segunda secretária. Rone, como é chamado o republicado ficou com a primeira secretaria.
Questionado sobre o posicionamento do prefeito por ter buscado apoio na oposição, Kero disse que Dr. Nei não gostou, porém também não conseguiu um consenso no grupo, e diante disso foi buscar apoio na oposição para comandar pela segunda vez o poder legislativo.
Riachão do Jacuípe – vereador eleito pela coligação que apoioU Carlinhos Matos em 2016 ganha eleição com apoio do PSD de Zé Filho – O Social Cristão Antonio Walter Carneiro Lima, mais conhecido por Toninho da CTI será o próximo presidente da Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe. Ele venceu com três votos de diferença o veterano Gionério Avelino de Santana (PDT) “Nem de Aureliano”.
Além de Toninho da CTI, os vereadores do PSD, Nilton de Oliveira Vieira (Nilton da Chapada), foi eleito vice-presidente, Adonias Alves (Adonias do Barreiro), primeiro secretário e Elizeu Silva Machado (Elizeu do Ponto Novo), como segundo secretário.
Em Nova Fátima, Solidariedade, DEM e PT se juntam para comandar a Câmara pelos próximos dois anos – Apenas cinco vereadores compareceram na sessão realizada no dia 13 de dezembro que elegeu a nova mesa diretora da Câmara de vereadores de Nova Fátima.
O vereador Saulo Rios (SD), o mais votado na eleição de 2016 foi eleito presidente e terá como vice-presidente Josenaldo de Oliveira Porto (DEM), primeiro secretário Orlando Rios de Almeida “Landinho” (PT) e segundo secretário João Humberto Félix de Souza Junior, (SD) conhecido por Joãozinho.
Os vereadores Emanuel Santos de Oliveira, (PSD) ele que é conhecido por Marcone, Edmilson Rios dos Santos (PR), e Gilmário Ferreira de Oliveira “Gilmário do Sindicato” (PCdoB), não compareceram à sessão.