Um impasse entre o prefeito de Água Fria, município localizado no território Portal do Sertão, Manoel Alves dos Santos (DEM) e os vereadores do PT, Delcio Mendes e Josevan Alves dos Reis, fez o cerimonial do governador Rui Costa, desistir da realização do ato público previsto para 09h desta quinta-feira (07), durante a entrega do trecho de 17,5 quilômetros da BA-084 que liga Irará e Água Fria.
A polêmica teve inicio na quarta-feira, 06, e logo toda população já estava sabendo através de divulgação de áudio e vídeo em redes sociais, e o caso ganhou tanta dimensão que o palanque que já estava montado no largo da Igreja Matriz foi desmontado na mesma noite.
Segundo informações, tudo começou quando Manoel Potinha, como é chamado o prefeito, decidiu que não subiria no palanque caso os dois vereadores do PT estivessem lá. “É uma questão mais regional”, respondeu o Democrata ao ser questionado pelo Calila News sobre o impasse que resultou na desmontagem da estrutura do palanque oficial do governo.
O prefeito disse que existe uma política local muito acirrada e por conta da divergência política, o governador Rui Costa achou melhor não fazer um ato com discurso e “isso é natural”, afirma Manoel Potinha. Ele disse que tem seu ponto de vista, “a oposição é bem vinda e faz parte da democracia, o problema são pessoas individuais que fazem parte da política, mas não a tratam com seriedade”, externou o chefe do executivo de Água Fria em entrevista ao repórter Valdemi de Assis do Calila News – Ouça
O vereador petista Josevan Reis falou ao CN que todos os vereadores receberam o convite do governador Rui Costa para está presente ao ato de entrega de obras importantes para o município. “Desde que foi anunciada agenda que os comentários na cidade é que o prefeito dizia que não subia no palanque se os vereadores petistas estivessem, mas não sabendo que se trata de um ato institucional e tanto nós, quanto fomos convidados pelo governador”, garantiu o petista.
Quanto à suspensão do ato onde aconteceriam os pronunciamentos, o vereador Josevan Reis disse que foi pego de surpresa na tarde de quarta-feira, inclusive o palanque já estava armado e funcionários da empresa que presta o serviço cuidaram de desmontar. Ao falar para o Calila News, foi o prefeito quem desarticulou – Ouça
O prefeito Manoel Potinha se elegeu pelo Democrata em 2016 com 51,13% dos votos validos, derrotando Renan de Ziza (PRB), que obteve 30,01% dos votos e Vanjo do PT, que tentou a reeleição obtendo apenas 14,86% dos votos. A coligação que elegeu Manoel Potinha conseguiu eleger a maioria dos vereadores, mas Luiz Tiago da Cruz (SD) e Marlon Ferreira (DEM) aderiram à bancada da oposição.
Sem palanque, o governador Rui Costa chegou à cidade ás 09h, descerrou a placa de inauguração e foi para o Colégio Estadual João Durval Carneiro, onde se reuniu com a diretoria e o corpo docente do estabelecimento escolar e às 10h deixou a cidade sem falar com a imprensa e seguiu para Irará. O prefeito Manoel Potinha tentou entrar no carro onde estava Rui Costa, mas um preposto do cerimonial indicou que ele procurasse outro veículo, pois, segundo protocolo, o espaço seria ocupado pelo prefeito da próxima cidade a ser visitada pelo Governador, no caso Irará, só que este também não compareceu e o governador seguiu sozinho.
O prefeito de Irará Juscelino Souza justificou durante seu discurso.
O caso ganhou muita repercussão de certo modo negativa pela atitude do gestor municipal, pois, trata-se de um ato institucional de Governo e conforme foi citado todos os políticos foram convidados independentemente de posição politico partidária.
Em Irará o governador lamentou o fato e começou seu pronunciamento dizendo que gostaria de agradecer a expressiva votação que obteve em Água Fria, mas não foi possível. Rui Costa agradeceu a forma como foi recebido na cidade e garantiu várias ações do governo.
O prefeito Juscelino Souza dos Santos, também do Democrata, disse que Irará é um exemplo de democracia e civilidade política. “Não tenho nada contra a presença da oposição no palanque”, falou Juscelino, momento que arrancou aplauso do público. Ele elogiou o governador Rui Costa e reconheceu que seu município esta servido em estradas.
Redação CN