Em alusão ao Dia internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité – SINTRAF Coité, por meio de sua Secretaria de Políticas para as Mulheres e seus parceiros, realizou na manhã desta sexta-feira, 08, o Seminário Mulheres contra a Reforma da Previdência e por Direitos.
A nova proposta de desmonte da Previdência Social anunciada pelo governo Bolsonaro foi o que motivou a realização da atividade com as mulheres, pois segundo diretores do Sindicato, esse será o publico mais prejudicado caso a reforma seja aprovada como quer o governo.
“Precisamos debater com as mulheres, especialmente as rurais, sobre o que esta em jogo com essa reforma e assim informá-las sobre as perdas de direitos que estão sujeitas”, argumentou a secretária de mulheres do SINTRAF, Maria Rute Lima.
O presidente do SINTRAF Coité, Urbano Carvalho, afirmou que muitos direitos conquistados já estão sendo retirados desde 2016 com as diversas medidas provisórias que foram editadas e afirmou que o Sindicato seguirá na luta. “O Sindicato de Coité nunca se eximiu de sua responsabilidade para com os seus sindicalizados e não vai ser agora que iremos deixar de lutar pelos seus interesses e, momentos como este reforçam a nossa luta”, disse Urbano.
Elisângela Araújo, da Central Única dos Trabalhadores – CUT Brasil, fez a palestra principal do evento e destacou as principais mudanças da reforma da previdência. De acordo com ela é preciso muita luta dos trabalhadores do campo e da cidade para barrar a proposta do governo. Elisângela informou ainda que as Centrais Sindicais vão continuar intensificando as mobilizações para pressionar os deputados.
“Nesse mês das mulheres, vamos seguir com os atos nas bases eleitorais dos deputados, em seus gabinetes e em aeroportos para convencê-los a votar contra esse desmonte da Previdência Social. Não iremos aceitar caladas essas maldades contra o povo”, afirmou Elisângela.
O seminário aconteceu no auditório da entidade e contou a parceria da prefeitura municipal de Conceição do Coité, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e a de Educação, Cultura e Esportes. O evento contou com a presença de representantes do poder público, sociedade civil, universitários e lideranças politicas e sociais.
CN * Ascom SINTRAF Coité