Um incêndio destruiu na madrugada deste sábado, dia 20, a igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus, na Praça Monsenhor Berenguer, na cidade de Monte Santo, município localizado no território do sisal. As primeiras informações chegadas à redação do CN, é que o incêndio teria iniciado pela sacristia e muito rapidamente alcançou o telhado.
O incêndio aconteceu em um momento que a cidade recebia romeiros de todo estado para participarem dos atos da sexta-feira santa que foi marcada por uma série de atividades que tiveram início as quatro da manhã. Na tarde de sexta-feira também teve procissão e a noite vigília de adoração.
Bastante conhecida pela gravação do filme ” O Pagador de Promessa” da Rede Globo, a igreja costuma receber os fiéis que acabam deixando velas acessas, embora não se confirme que tenha sido isto, não deixa de ser uma das principais hipóteses. No entanto, em contato com um morador a igreja vem passado por reforma e não estava aberta ao público.
A parte mais atingida foi a sacristia onde segundo informações tinha um piso de madeira, a demora da chegada do corpo de bombeiro da cidade de Senhor do Bonfim distante cerca de 100 km pode ter contribuído ainda mais para a destruição, mas teve um trabalho heroico de populares que usando caminhão pipa conseguiram controlar as chamas.
O CN foi informado pelo presidente da Irmandade Sagrado Coração de Jesus, conhecido por Zé Pedreiro, que populares conseguiram tirar várias imagens sacras de Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Soledade, São João Batista, Senhor dos Passos, imagem da Santa Cruz e até o Altar que embora atingido não foi comprometido, assim como também as paredes laterais e da frente.
Redação CN