Com a presença do presidente nacional, Carlos Lupi e do estadual, deputado federal Felix Junior, e municipal, Valter Cardoso Silva, o PDT se reuniu na tarde deste sábado, dia 15, no plenário da Câmara de Vereadores de Araci, município localizado no território do sisal, para discutiu questões internas do partido no estado, além de uma análise da atual situação política do país e na oportunidade oficializou a filiação de lideranças comunitárias, ex-vereadores e, com uma atenção especial, a filiação da vice-prefeita Maria Betivania Lima de Jesus, mais conhecida como Keinha. Ela deixou o PSC, onde estava filiada desde de 2011 e migrou para o PDT, liderado pelo prefeito Silva Neto.
O PDT encerrou em Araci um ciclo de encontro regional que começou em Salvador na tarde de sexta-feira, 14, no Auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB) e na manhã deste sábado, 15, as lideranças do estiveram em Euclides da Cunha, município também governado pelo PDT.
Keinha agradeceu ao vereador Jefinho Carneiro, presidente do PSC e da Câmara de Vereadores o apoio recebido desde o momento que ingressou da legenda, lembrou que o partido cresceu, “mas agora preciso ir para o PDT, portanto amigo (Jefinho), me libere para que possa ser 12, ou seja, da família 12”, falou a vice-prefeita se referindo ao número da legenda que deverá ser usado por ela em 2020.
“Essa família 12 liderada pelo grande líder Zedafó, unida, tem feito muito por Araci e conseguimos pela primeira vez na história do município a reeleição de um prefeito, fato que aconteceu em 2016”, concluiu a mais nova democrata trabalhista.
O prefeito Silva Neto disse que sentia orgulho em fazer parte do partido onde passou Getúlio Vargas, Darcy Ribeiro, Pasqualini e Leonel Brizola. “São cinco eleições que recebemos a resposta popular de reconhecimento do nosso trabalho. E vamos para a sexta, pois, eu fiz minha escolha para a eleição do próximo ano. Estamos esperando o momento certo pelo Tribunal Regional Eleitoral e faremos nossa campanha e sem dúvida chegarmos à sexta eleição vitoriosa”, prevê o chefe do executivo de Araci.
Carlos Lupi presidente nacional do PDT, ex-deputado federal e ex-ministro do Trabalho do Governo Lula não escondeu sua insatisfação com o Governo Bolsonaro, afirmou que o PDT é um partido de esquerda e que jamais vai aceitar um governo que está tirando tudo do povo – Ouça
Palavra dos vereadores – O vereador José Augusto recebeu com alegria a noticia da filiação de Keinha e antecipou o esforço que o partido fará para aumentar as cadeiras na Câmara. Guinha de Pascoal, além de externar que Keinha seja a candidata indicada pelo partido, sugeriu o nome do atual presidente municipal Valter Cardoso para compor a chapa como candidato a vice-prefeito.
Visita a Zedafó
Ao encerrar o encontro na Câmara, Carlos Lupi e Félix Mendonça Jr foram fazer uma visita ao líder Zedafó em sua residência. Zedafó com a mesma alegria de sempre, com a idade avançada, problemas de saúde, mas recebe a todos na maior satisfação. Aos 82 anos, filiado ao PDT desde a década de 1980 segundo Carlos Lupi o PDT nacional reconhece a força dele e o tem com uma das principais lideranças em todo Brasil.
Segundo o presidente, Zedafó tentou a eleição de deputado estadual e não conseguiu, mas esta alegria ele vai ter com seu filho, Silva Neto.
Félix classifica Zedafó como simbolo do PDT de Araci e região uma pessoa querida que todos aprenderam a gostar e sua carisma é visto nas ruas quando ele sai e não consegue andar, pois, a todo instante encontra pessoas para beijá-lo e abraçá-lo, tirar uma fotografia, enfim, uma pessoa muito simpática que conseguiu construir tudo isso ao longo de sua vida pública”, disse Félix Junior.
Prefeito Silva Neto fez um balanço do encontro, reconhecimento a história política de Zedafó e a filiação de Keinha
O prefeito Silva Neto que está cumprindo seu segundo mandato pelo PDT disse que o encontro com a presença das principais lideranças do partido traz um sentimento de importância muito grande pra o município de Araci no contexto político “e com a esperança de que as nossas condições de realização de trabalho político em prol do nosso povo se amplie.
Silva Neto comentou também a popularidade de Zedafó e sua trajetória no PDT e também de Keinha que acaba de ingressar no partido. Ouça
O PDT foi criado em Araci em 1983 por Aníbal Muniz e em 1985 aconteceu filiação de José Eliotério da Silva Zedafó, ex-prefeito do município. Considerado o maior líder do grupo político que a legenda faz parte, Zedafó foi eleito prefeito em 1996 e 2004 e disputou uma vaga para Assembléia Legislativa pelo PDT. Atualmente além do prefeito Silva Neto foi eleito pela legenda em 2016 os vereadores Jose Augusto Moura (988 votos / 3,41%) e Valter Andrade, conhecido por Guinha de Pascoal (772 votos / 2,67%).