O Município de Serrinha no Território do Sisal sempre foi destaque na comemoração do São João, no entanto, a partir do ano de 2009 quando Osni Cardoso assumiu a prefeitura, suspendeu o São João e criou o “Pedrinho de Serrinha”, ou seja, passou a comemorar a festa durante o São Pedro, tendo realizado durante oito anos, período que esteve a frente da administração pública, só que a festa não ganhou tanta repercussão.
Adriano Lima venceu a eleição em 2016, e no ano seguinte já trazia de volta a comemoração do São João e assim vem dando nova sequência, e este de 2019, que encerrou no fim da madrugada desta terça-feira, 25, foi o maior de sua gestão, realizado no Estádio Mariano Santana e justamente no último dia, recebeu a maior quantidade de pessoas.
Segundo estimativa, o público durante o show de Xandy Avião foi de aproximadamente 50 mil pessoas, que ocuparam todas as dimensões do estádio. Aviões é uma banda bastante conhecida, assim como o repertório cantado por Xandy que sem dúvida foi o grande responsável por atrair a grande multidão para Serrinha de várias cidades da Bahia.
Evento grande e pouco trabalho para as policias Militar e Civil
A ideia de levar a festa para o estádio municipal, tinha como objetivo inibir a entrada de pessoas portanto qualquer tipo de arma ou objetos perfurocortante, para isto a Policia Militar com apoio da Policia Civil e Guarda Municipal realizou revista em cada pessoa que passava pelos portões para acessar a área da festa e o resultado foi bastante satisfatório.
O Calila Noticias entrevistou o coronel Gilson Paixão comandante do 16° Batalhão/Serrinha e ele confirmou a tranquilidade absoluta até o encerramento do show de Aviões pico maior da festa e explicou como ocorreu toda preparação.
Coronel disse também que o êxito foi alcançado em todas as cidades vinculadas ao 16BPM a exemplo de Coité com São João nos Distritos, Barrocas que contou com atrações renomadas, Biritinga, Santa Bárbara e São Domingos que fizeram a festa antecipada, Valente, Araci e Ichu que também encerraram os festejos no domingo, nenhuma ocorrência grave.
O delegado Mozart Cavalcante, ele que é o coordenador da 15ª Coorpin/Serrinha (Coordenadoria de Policia do Interior) também avaliou como bastante tranquilo o São João nas cidades que são de responsabilidade de sua coordenadoria. Ele disse que a ideia de levar a festa para um espaço onde pôde realizar revista para evitar que indivíduos entrassem armados foi muito bom e o resultado foi visto, “tudo muito tranquilo”.
Veja um dos momentos do show
Viste a página especial do São João da Bahia no Calila Noticias
soumaisabahia.com.br/saojoao2019