Foi no sufoco, placar mínimo, mas o Jacuipense conseguiu vencer o Floresta na Arena Valfredão lotada na tarde deste domingo, 21, e conquistou o acesso inédito para a Série C.
Com um jogo bastante truncado e de muito estudo das duas equipes, o Leão do Sisal conseguiu explorar melhor os erros do adversário e fez valer o fator casa para ficar com a classificação.
Em um gramado bastante comprometido, ambas as equipes tiveram um primeiro tempo com poucas chances, situação que mudou na segunda etapa, quando os times se lançaram mais ao ataque, e aos 29 minutos, Eudair aproveitou a chance sozinho pela direita e marcou o gol da partida para a Jacupa.
O Floresta ainda teve Alisson expulso nos minutos finais da partida, e encerrou a primeira participação na Série D com todos os méritos. Méritos ainda maior do Leão do Sisal que está em igualdade no numero de pontos com Brusque em primeiro e Manaus em segundo lugar, os três com 26 pontos, a diferença está no saldo de gols. Ituano em quarto lugar fez 24 pontos.
Em 2014 Leão do Sisal viveu o drama do Floresta
Em 2014, quando fazia a estreia em Campeonatos Brasileiros, a Jacuipense chegou a mesma fase de quartas de final, enfrentando o Confiança, mas acabou eliminada pelo time sergipano e viu o sonho do acesso ser adiado. Cinco anos depois, a equipe baiana pode, enfim, comemorar a subida para a Série C do Brasileirão após excelente campanha na primeira fase.
Apesar do acesso à Terceirona, a disputa da Série D ainda não acabou. A Jacuipense vai em busca do título e para isto precisa passar pelo Manaus nas semifinais. Os jogos serão realizados nos próximos dois fins de semana. O primeiro na Arena Valfredão e uma semana depois vai a Manaus e caso passe, decidirá o titulo contra o vencedor de Brusque e Ituano.
Série C
A competição tem formato diferente da Série D e da Série A e B. São dois grupos com 10 equipes cada que jogam entre sim na primeira fase e as quatro melhores do Grupo A se enfrentar com as 4 melhores do B e no mata-mata sao conhecidos os 4 que sobem para série B.As duas piores equipes de cada grupo de 10 caem para série D.
Vale lembrar que em 2017 a Juazeirense garantiu o acesso para série C e disputou a competição em 2018, mas fez campanha ruim e caiu novamente para série D que chegou perto novamente este ano.
Se o campeonato brasileiro da série B terminasse hoje cairia para série C onde estará o Jacuipense, o América Mineiro, Guarani, Vitória e São Bento.
Redação CN