A 10ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES) aconteceu em Valente-BA, e contou com aproximadamente 8 mil pessoas entre os dois dias de evento.
A abertura oficial na manhã de sexta-feira (10) reuniu agricultores (as) e contou com a presença de lideranças sociais e políticas. O senador e ex. governador da Bahia, Jaques Wagner marcou presença no evento e junto aos parceiros da Feirafes visitou o circuito de aproximadamente 10.000m² onde estava exposto os mais diversos produtos de mais de 100 empreendimentos da Economia Solidária e Agricultura Familiar do Semiárido Baiano.
Além da Exposição, a 10ª Feirafes contou com uma programação de atividades formativas realizadas pelos parceiros como o Governo do Estado e Organizações Sociais. Na tarde de sexta-feira, os participantes assistiram ao Seminário Parceria mais Forte, realizado pela CAR junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado (SDR) e a palestra sobre Manejo da Palma – Prevenção e Controle da Cochonilha e Carmim.
“Compartilhar deste crescimento da Feirafes é muito bom porque estamos ajudando os empreendimentos a se qualificarem e também a se fortalecerem a partir da comercialização”, afirmou o diretor da CAR, Wilson Dias.
Ainda na sexta-feira, um dos momentos que marcou a celebração dos 10 anos da FEIRAFES, foi a palestra Magna sobre Fortalecimento da Agricultura Familiar e Convivência com o Semiárido, “A Agricultura familiar produz alimento, solidariedade, cultura e cuidado com a terra, é importante manter um espaço de fortalecimento e incentivo as famílias a continuarem produzindo alimentos de verdade a partir da agricultura familiar”, destacou o palestrante Moacir Santos, presidente do Conselho de Segurança Alimentar da Bahia (CONSEA-BA).
A manhã de sábado (10) as formações continuaram com oficinas de capacitação para estudantes de escolas técnicas, municipais, organizações sócias e comunidade em geral. No total, 09 oficinas foram realizadas dentro da Feirafes, dentre elas a oficina de Viabilidade na Criação de Avicultura Caipira realizada pela Fatres e Associação Comunitária de Queimada Nova, acompanhada pelo projeto Bahia Produtiva, da CAR e Bahiater na qual a Fatres presta Assistência Técnica e Extensão Rural.
“Nós tivemos a oportunidade de mostrar aos participantes que criar galinha caipira é uma atividade rentável, gera lucro, autonomia e combate o êxodo rural e o melhor foi a satisfação dos participantes que se mostraram muito interessados no assunto esclareceram suas dúvidas e participaram atentamente deste momento”. Afirmou o facilitador da oficina, Adeildes Souza.
Durante os dois dias de Feirafes a Feira de Animais também movimentou os agricultores criadores de animais na noite de sexta-feira, com o leilão e na manhã de sábado com o torneio leiteiro de caprinos e julgamento de animais “este foi um ano que apesar do menor número de expositores, nós tivemos um perfil muito mais qualificado e isso é resultado de um trabalho tanto de acompanhamento como de outras feiras, independentemente da quantidade, tem um resultado muito bom este ano que é com relação a qualidade visível do perfil genético dos animais da agricultura familiar”, avaliou Tiago Carneiro, responsável pela comissão da exposição de animais.
“Nós precisamos agora por diante pensar numa estrutura ainda maior para a Feirafes, quem sabe remanejando o espaço, pois a feira tomou uma proporção muito grande se tornando a maior do interior da Bahia, isso para a gente é um resultado muito positivo e ao mesmo tempo desafiador, pois temos que pensar como atender a demanda de todos os expositores que manifestam interesse na Feirafes nas próximas edições” Foi o que destacou o coordenador geral da FATRES, entidade responsável pela realização da Feira, Urbano Carvalho.
A Feirafes contou com o apoio da Prefeitura Municipal e Governo do Estado da Bahia.