Depois de três vitórias seguidas e ostentando uma invencibilidade de 9 jogos, o Bahia recebeu na tarde deste domingo, 15, na Arena Fonte Nova, o Fortaleza em jogo válido pela 19ª e última rodada do primeiro turno e mais um triunfo significaria a entrada no G6, grupo cobiçado pela maioria das equipes, já que garante vaga na Copa Libertadores da América.
O Tricolor que iniciou a rodada em 7º com 30 pontos ganhos precisava vencer o duelo e torcer pelo tropeço de Corinthians (32) ou São Paulo (31), e ambos tropeçaram. O Timão ao ser derrotado para o Fluminense em Brasília por 1 a 0 e o São Paulo que empatou em casa com o CSA por 1 a 1. Caso tivesse vencido o Bahia estaria em 5º.
O Tricolor baiano que jogava no mesmo horário não encontrou presa fácil no confronto com o Leão do Pici e viu o time cearense encarar nos primeiros minutos ignorando os mais de 32 mil torcedores do Bahia e aos 9 minutos do primeiro tempo, sozinho no meio-campo, Osvaldo avançou, esperou a movimentação de Felipe Pires pelo lado direito, lançou o camisa 95 que, de cavadinha, abre o placar para o Leão.
O Bahia reagiu quatro minutos depois quando Artur faz bela jogada pelo lado direito do campo, deixou Carlinhos para trás, o lateral-esquerdo tenta se recuperar dando carrinho mas comete falta após corte de Artur. O árbitro muito próximo do lance marcou a penalidade, ouviu os árbitros do VAR e nem precisou ir ao monitor. Gilberto com categoria mandou no canto esquerdo de Felipe Alves que foi certo, mas não conseguiu evitar o empate.
O jogo continuou bastante movimentado e pegado, mas não se traduziu em grandes lances de perigo, e o segundo tempo, jogo morno: diante da defesa bem postada do Tricolor do Pici, o time de Roger Machado pouco produziu.
Com o empate deste domingo, o Bahia chegou ao seu nono jogo invicto no Brasileirão. A última derrota da equipe baiana ocorreu no dia 13 de julho (dois meses), quando foi batida pelo Santos no estádio de Pituaçu, pela 10ª rodada da competição nacional.
O Tricolor vai para o jogo de seis pontos contra o Corinthians na abertura do segundo turno às 19h do próximo sábado na Arena Corinthians. Vale lembrar que no confronto de ida o Bahia venceu por 3 a 2.