O Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro (CEOPP) teve dois projetos científicos aprovados para a FECIBA – Feira de Ciências da Bahia. Tratam-se de projetos de iniciação científica da disciplina de Geografia, orientados pela professora mestre Ereni Oliveira.
Os dois projetos selecionados são da categoria Ciências Humanas: Mapeamento dos casos de assédio contra a mulher na cidade de Conceição do Coité realizado pelas alunas Maria Eduarda Silva e Itana Lima e o projeto Irrigação com Garrafa PET reciclada feito pelas alunas Marcia Miranda e Vitória Pereira.
Segundo a professora Ereni Oliveira, esses projetos nasceram dentro do grupo de pesquisa – Eu, o outro e o espaço-mundo – iniciado por incentivo da professora em parceria com o PIBID-História da UNEB e que funciona no Colégio Olgarina.
Para a professora, o trabalho científico enriquece o processo de aprendizagem dos estudantes e mostram que os alunos de escola pública tem um potencial imenso a ser explorado.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou o resultado dos projetos de iniciação científica selecionados para a 8ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). Este ano, a feira acontecerá de 26 a 28 de novembro, em Salvador.
Os projetos foram desenvolvidos por estudantes e professores orientadores do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino. Dentre os principais temas abordados, destacam-se meio ambiente, sustentabilidade e empreendedorismo social. A relação dos selecionados está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
Nesta edição da FECIBA, foram submetidos 1002 projetos de iniciação científica, dos quais foram selecionados 240 para apresentação. Ao ação alcançou 138 unidades escolares, de 26 Núcleos Territoriais de Educação, em 85 municípios. Os projetos estão distribuídos nas seguintes categorias: Ciências Exatas e Engenharia; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Energia e Sustentabilidade; Empreendedorismo, Mundo do Trabalho e Projeto de Vida; e Júnior Menor.