O prefeito de Araci, município localizado no território do sisal, Silva Neto (PDT), reuniu lideres comunitários, vereadores, secretários municipais e um grande número de agricultores familiares para apresentar e lançar o “Projeto Fortalecer”. O ato aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), sob uma estrutura montada na Praça da Conceição onde contou com presença do deputado estadual Alex da Piatã (PSD) e da vice-prefeita, Maria Betivania, mais conhecida por Keinha.
Segundo Silva Neto, o “Projeto Fortalecer” tem como objetivo intensificar os investimentos na promoção de qualidade de vida da população, tanto na infraestrutura quanto na promoção de melhores condições de produção a agricultores familiares. Ele foi o único prefeito reeleito em toda história do município e lembrou em seu pronunciamento que são sete anos de gestão e que tem feito muito pela mudança da qualidade de vida das pessoas, relatando uma imensa quantidade de obras e serviço realizados neste período. “Foram sete anos de visíveis mudanças e as pessoas não devem avaliar como gestão e sim como governo. Desafio todos os ex-gestores que tenham trabalhado mais do que tem feito”, falou o democrata trabalhista.
Falando para uma platéia onde a maioria eram moradores da zona rural, Silva Neto disse que durante este período que esta a frente do município, a frota de máquinas e equipamentos foi à ampliada em 900%, permitindo uma manutenção permanente das estradas. “Já foram construídas 60 cisternas de produção, 60 galpões para avicultura, distribuídos 12 mil pintos, 60 hortas comunitárias, doação de 60 kits de irrigação e 420 cisternas para consumo dentro do programa “Segunda Água”, lembrou.
“Outra marca deste governo foi à construção de cinco mil cisternas nas residências dos pequenos agricultores familiares como forma de conviver com a seca”, ressaltou Silva Neto.
Foram assinadas as ordens de serviços para pavimentação de ruas os distritos de João Vieira e Barreiras cujo investimento será no valor de R$ 200 mil em cada comunidade. “Vamos também fazer calçamentos por meio da CODEVASF nas comunidades de Pedras Alta e Tapuio”, anunciou Silva Neto.
Em Pedras Altas e Tapuio serão com piso intertravado, ou seja, é um tipo de pavimento formado por blocos de concreto com intertravamento.
O prefeito sorteou no final do evento entre todas as associações diversos serviços; seis mil metros de tubulações para ampliação do esgotamento sanitário no município, 04 Kits para estruturação de associações, equipamentos para 34 grupos de produção, cinco kits de irrigação, trituradores forrageiros e lançou serviço de reforma de residências em situação crítica na zona rural e a recuperação de estradas vicinais do município.
De olho em 2020 – Cotada para suceder o prefeito Silva Neto, a vice-prefeita Keinha foi recebida com festa e falou com pré-candidata a prefeita. Ela parabenizou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Araci, Anastácio Carvalho pela realização do evento e o trabalho que vem realizando na zona rural. “Em 2020, a nossa gestão conduzida pelo prefeito Silva Neto dará uma atenção especial a agricultura familiar”, garantiu.
Para o deputado Alex da Piatã (PSD), o governo conduzido pelo prefeito Silva Neto tem dado certo por conta da sintonia da equipe e todo esforço é feito em conjunto para que tudo possa dar certo. Segundo o parlamentar, maior conquista da gestão foi à obra do Araci Norte, que beneficiará aproximadamente 38 mil pessoas que vivem em 54 comunidades em uma extensão de 331 km de rede de tubulação e investidos R$ 54 milhões.
BA 408 – Ainda na gestão do prefeito Silva Neta será encascalhada todo trecho da BA 408, que liga o Distrito de Salgadália (Coité) a cidade de Santaluz. “Devemos tratar com verdade. Sei do sonho de todos e meu também, que é o asfalto. Estamos dialogando com 0 governo, mas o momento é difícil e esta obra tem um custo de aproximadamente 100 milhões. Com forma de melhorar este trecho, vamos efetuar uma melhoria através do consórcio do sisal com cascalhamento de qualidade que terá vida útil de aproximadamente cinco anos e enquanto isso vamos continuar cobrando do Governo para tornar esse sonho uma realidade ”, finalizou o líder do PSD na ALBA.
No final do evento foi sorteado um moto entre os agricultores e o aposentado Noberto Fagundes da Costa, 76 anos, residente na região do Distrito de Barreiras foi ganhador. Outros prêmios foram sorteados conforme aparecem nesta foto.