O ex-prefeito e atual presidente do Democratas de Cansanção, município localizado no território do sisal,Ranulfo Gomes, promoveu uma reunião no início desta semana a fim de articular algumas lideranças locais e definir uma chapa de oposição que deverá concorrer a eleição de prefeito em outubro, entre as lideranças estava O ex-prefeito Zezitinho
A reunião aconteceu na cidade de Filadélfia e questionado pelo CN, Ranulfo disse que o objetivo foi limitar o número de participantes neste momento que se pede o isolamento social e ainda mais pelo fato de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manter o prazo de 04 de abril para filiação partidária daqueles que pretendem concorrer às eleições. “Um dos assuntos foi buscar o apoio de Zezitinho para a chapa que iremos apoiar e também tratamos das filiações”, falou o democrata.José Zito Góis de Sena “Zezitinho” foi prefeito do referido município entre 2001 e 2003.
Participaram da reunião, além dos ex-prefeitos Ranulfo Gomes e Zezitinho, os vereadores Nego da Saúde, (PR), Rosalvo Spaço Lux (MDB), o ex-vereador Aderlândio Souza de Santana, Reinaldo Rios, conhecido por Cocó e Vilma Gomes, esposa de Ranulfo Gomes e ex-secretária de saúde e o ex-secretário de Gabinete de Ranulfo, Frederico Reis. No final da reunião ficou definida a chapa que deverá ser homologada nas convenções tendo Vilma Gomes, pré-candidata a prefeita e o vereador Rosalvo do Spaco Lux (MDB) na vice.
Houve um racha com o atual prefeito Paulinho? – Questionado se houve rompimento com prefeito Paulinho, eleito duas vezes seu vice, Ranulfo negou desavenças no grupo, “somos os mesmos desde 2008. Contudo, tentamos dialogar diversas vezes com o atual prefeito, mas não obtivemos resposta. Por conta disso, e principalmente pela vontade e clamor do povo, Dona Vilma será Sim candidata”, falou Gomes.
Ainda segundo Ranulfo, o atual prefeito que não poderá concorrer ao terceiro mandato, como determina a lei, e até agora não se pronunciou. “Logo, a cobrança do grupo exigiu uma atitude nossa”, justificou.
“Quem decidirá a eleição, primeiramente é Deus, segundo o povo. De hoje em diante é seguir com trabalho, buscar mais apoios,conversar com a população e minha esposa, uma mulher guerreira com serviço prestado na saúde tornou-se uma Mãe para o povo de Cansanção e Rosalvo é um empresário e vereador que vem sendo destaque. Portanto entendo que é o melhor para Cansanção”, concluiu o presidente do Democrata.
Zezitinho tinha pretensão de indicar o vice – Embora Ranulfo já tivesse apresentado a possível chapa, Zezitinho disse ao CN que sua pretensão é indicar Reinaldo Rios, “Cocó” como vice, na chapa de Vilma Gomes ou mesmo se aproximar de Paulinho, caso ele aceite Cocó como seu candidato. “Cheguei a conversar com Paulinho, mas ele demorou de responder e resolvemos sentar com Ranulfo. Nosso desejo era Cocó na vice, mas o grupo fechou com Rosalvo do Spaco Lux e nós acompanharemos”, garantiu o ex-prefeito.
José Zito disse também que apresentou uma condição para manter seu apoio até a eleição, ou seja, “diante dos comentários que Dona Vilma responde a processos, sendo verdade e for impedida de ser candidata, só continuarei apoiando se for Rosalvo na cabeça. Caso contrário, venha a indicar um “laranja” retirarei meu apoio”, concluiu.
Tanto Zezitinho, quanto Ranulfo tiveram seus mandatos cassados. O primeiro por irregularidades na gestão em 2003 e segundo pela polícia federal na operação making off, que ocasionou o afastamento de Vilma Gomes, na época secretária de saúde do Município, mas estão confiantes de que Vilma possa concorrer.
Rosalvo do Spaco Lux confirmou ao CN o que disse Zezitinho, mas disse que não acredita que Vilma Gomes terá impedimento no registro de candidatura. “Estou muito satisfeito com escolha do nosso nome para uma possível composição da chapa e se isto ocorrer iremos trabalhar para vencer a eleição e fazer um bom trabalho no município”, falou o empresário.
Sobre sua permanência no MDB, Rosalvo disse que é uma questão de dias e deverá sair e se filiar ao outro partido que deverá ser indicado pelo deputado Luciano Simões, com quem tem conversado muito sobre esse assunto. “Não está descartado ir para o DEM e assim formar uma chapa de puro sangue”, concluiu.Atualmente o grupo liderado por Ranulfo Gomes tem o comando do DEM e PSC.
MDB tem pré-candidato a Prefeito – O presidente do Diretório Municipal, Bruno Jiquiri, disse que a legenda tem um pré Candidato a prefeito pelo partido e afirmou que “O MDB de Cansanção tem posição própria e não comunga com o posicionamento do vereador, não marcharemos com esta chapa. O partido tem colocado nosso nome com pré-candidato e iremos para disputa”, falou Jiquiri que também faz parte do diretório estadual do MDB.
Ele lembrou que foi coordenador e representante da Coligação que reelegeu o prefeito Paulinho (PR) nas eleições de 2016 e confirmou o rompimento com o gestor. “O MDB não possui nenhum cargo na Prefeitura e tem o compromisso de apresentar a população um novo programa de Governo e assim, no momento certo o faremos” afirmou o presidente.
Se prevalecer a proposta de lançamento de pré-candidatura do grupo de Ranulfo que até na eleição de 2016 esteve ao lado de Paulinho (PR), assim como Bruno Jiquiri, tem ainda o maior rival político deles, Ari do Almerindo (PDT) que deverá mais uma vez lançar seu nome para concorrer. Em 2016 Paulinho foi eleito com 10. 320 votos (51,40%) Ari ficou em segundo com 9.195 votos (45,80%). Em terceiro ficou o Junior da Darc com 526 votos (2,80%).