O Ceará passou a ser a ‘pedra no sapato’ (chuteira) do Bahia nos últimos 10 meses, as duas equipes se enfrentaram cinco vezes e o Vozão levou a melhor em quatro delas e teve um empate. A última derrota tricolor foi na noite deste domingo,23, não Castelão em Fortaleza por 2 a 0. O Ceará conquistou a primeira vitória no Brasileirão 2020 e o Bahia pela primeira vez saiu com o gosto amargo da derrota neste brasileirão.
O jogo
Primeiro tempo – O Ceará entrou em campo com o mesmo padrão de jogo que já havia utilizado nos outros duelos contra o Bahia nessa temporada, pela Copa do Nordeste. O Tricolor pressionou a equipe nos primeiros minutos, mas o Vovô encontrou saída para jogar em transição. Aos 11, Vina cobrou escanteio e mandou a bola na área. Gabriel Lacerda aproveitou a oportunidade e ajeitou de cabeça para Cléber marcar, também de cabeça. O Vovô foi superior durante o resto da etapa e segurou o 1 a 0.
Segundo tempo – Na volta do intervalo, as duas equipes tiveram mudanças significativas. Rafael Sobis substitui Cléber no lado do Ceará e Gregore assumiu a vaga de Daniel. Bahia cresceu na segunda etapa. Aos 3 minutos, Élber ficou no chão após disputa de bola com Luiz Otávio e partida ficou parada para revisão do lance. A arbitragem entendeu que não houve pênalti e o jogo seguiu. Aos 10, Zeca mandou na meta de Fernando Prass e errou por pouco. Aos 12, foi a vez de Rodriguinho arriscar. Apesar na pressão, o Ceará conseguiu a melhor com uma jogada de contra-ataque, aos 30 minutos. Mateus Gonçalves recebeu passe açucarado de Fernando Sobral, driblou o goleiro e garantiu o 2 a 0.
O Ceará agora soma quatro pontos, mas segue em 19º, enquanto o Bahia cai para a 8ª posição, com sete pontos somados. O time baiano tem um jogo a menos.
Próximos jogos
O próximo compromisso do Ceará é contra o Vitória, na quarta-feira (26), no Barradão, pela 3ª fase da Copa do Brasil – o jogo de ida foi 1 a 0. Já no Brasileirão, o time volta a campo no domingo (30), diante do Atlético-GO, às 18h, em Goiânia. O Bahia encara o Palmeiras no sábado (29). A partida ocorre em Pituaçu, às 19h.