A pandemia do novo Coronavírus ainda é uma realidade no mundo, medidas para evitarem a propagação da doença (Covid-19) são anunciadas diariamente e a principal delas é o distanciamento social e o uso de máscara, mas em Conceição do Coité que está na 23ª posição em número de casos confirmados, entre os 417 municípios da Bahia com 1.815 infectados segundo dados da SESAB, parece que foi decretado o fim da pandemia no último fim de semana.
Tudo começou na sexta-feira, 11, quando aconteceu a convenção dos partidos de oposição que apoiarão a chapa Marcelo Araújo e Renato Souza. A coordenação do evento fez sua parte quando limitou a quantidade de pessoas no local do ato político e colocou em prática as medidas de biossegurança, mas do lado de fora centenas de pessoas empolgadas aguardavam o final do evento e saíram em carreata e fazendo muita festa até o centro da cidade, ignorando as recomendações dos órgãos de saúde.
O pior aconteceu no dia seguinte, a empolgação dos eleitores de Marcelo começou cedo com muitos fogos de artifícios e o ponto alto da festa foi durante a tarde e entrou pela noite com uma grande concentração entre a Praça da Matriz e início da Avenida Padre Madureira, mas precisamente na áreas dos quiosques e bares vizinhos, muita gente bebendo.
Enquanto os eleitores do candidato de oposição faziam a festa no Centro de cidade, militantes petistas e de partidos que apoiam Danilo estavam fazendo a festa em uma chácara e depois se deslocaram para o centro da cidade onde se concentraram na Praça da Matriz. Naquela ocasião alguns eleitores de Marcelo deixaram a Padre Madureira e se juntaram aos de Danilo.
No domingo mais uma vez os eleitores de Danilo foram às ruas, primeiro se concentraram na Rua João Mateus de Souza que liga o Centro da cidade ao Bairro Açudinho para acompanharem do lado de fora a convenção que homologou as pré-candidaturas a prefeito, vice e vereador da coligação. Após o ato a festa começou em carreata pelas ruas da cidade com muito barulho regrado com músicas da campanha passada, fogos e muito barulho.
Pré-candidatos fizeram com as mãos e desmancharam com os pés
Conforme citação no início desta reportagem das coordenações das campanhas dos pré-candidatos Marcelo e Danilo que realizaram as convenções com o número limitando de participantes praticamente isentam a responsabilidade de ambos quando os militantes saem às ruas, pois, é muito difícil conter a empolgação dos eleitores, no entanto eles ‘jogaram por terra’ quando foram de encontro as militâncias demonstrando que não estavam preocupados com a propagação do novo Coronavírus e ainda fazem questão de mostrar através das redes sociais. Se alguns dão pouca importância ao caso, outros criticaram
Marcelo foi flagrado sem máscara na Avenida Padre Madureira e Danilo numa Praça que não possível identificar nesta fato.
Pessoas conservadoras e preocupadas com a proliferação do novo Coronavírus repudiaram ações de eleitores dos dois principais grupos políticos, bem como a presença dos pré-candidatos. Muito questionamento sobre a não interferência do poder público municipal que não teve a presença da Guarda Municipal e também da Polícia Militar que muitas vezes acompanharam a vigilância sanitária para coibir ações semelhantes, questionamento sobre os critérios quem devem serem seguidos pelo comércio e as igrejas, enquanto os bares parece não ter nenhuma exigência.
Número do Coronavírus em Coité
Até a publicação desta reportagem a Prefeitura não tinha publicado o boletim referente ao domingo, o de sábado traz a informação que não houve alteração no boletim de sexta, apenas surgiu um caso suspeito e este mesmo caso evoluiu para óbito e que está em investigação para saber se realmente foi em consequência do novo Coronavírus. E os números mostravam que desde o início da pandemia em Coité 1.786 pessoas já foram infectadas, 1.650 estão curadas e 130 estão com vírus ativos, sendo 127 em isolamento domiciliar e 3 hospitalizados.
Teve em menos de uma semana o aumento do número de vírus ativos que saltou de 54 para 130, de um internamento para 3. O número de óbitos permanece em seis e mais este citado em investigação.