Dos 40.766 inscritos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar disputar as eleições municipais na Bahia, 12,4% são do Partido Social Democrático (PSD), o equivalente a 5.040 registros de candidaturas.
Ao realizar o cruzamento de vagas por partido e cargos, é possível perceber que 92% dos filiados ao PSD vão tentar disputar um cargo no legislativo. A legenda tem o maior número de candidatos a vereador inscritos.
Já os registros para prefeito somam 243 nomes, enquanto os de vice reúnem 158 candidaturas. Os números mostram que o PSD também encabeça a lista dos que mais inscreveram candidatos às prefeituras baianas e ao cargo de vice-prefeito. Assim como todos os demais partidos ainda estão em julgamento os pedidos de candidatura.
No território do sisal, o PSD tem candidatos a prefeito em Retirolândia, Santaluz, Nordestina, Barrocas, Tucano, Ichu, São Domingos e Itiúba. Na tarde de hoje, terça-feira, o deputado Alex da Piatã líder do partido na ALBA esteve reunido com os candidatos a prefeito e vice, José Humberto e Josevaldo Alves, bem como os candidatos a vereador e a comissão provisória do PSD de Itiúba.
Apenas um chapa foi inscrita para concorrer em Licínio de Almeida o candidato a vice é do PSD
O prefeito de Licínio de Almeida, Dr. Fred (PCdoB), é candidato à reeleição sem concorrentes. Nenhum outro político de qualquer partido registrou candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como oponente do atual governante do município, localizado no sudoeste baiano.
Como não tem oponentes, Dr. Fred precisa de apenas um voto válido para que seja reeleito prefeito do município, que possui 9.840 eleitores. Mesmo que a maioria dos votos seja nulo ou branco, o gestor garante a permanência no cargo eletivo por mais quatro anos. Robertinho, do PSD, é candidato a vice na chapa.