A campanha política em Serrinha este ano para prefeito vem diferente em relação as últimas, já que quatro candidatos registraram candidatura e a Justiça Eleitoral deferiu de todos. Adriano Lima (PP) atual prefeito vai em busca da reeleição pela Coligação ‘Serrinha Quer Seguir em Frente’ formada pelos partidos PP, MDB, PSL, PMB, Patriota, DC, com Moreno Ferreira concorrendo a vice.
O deputado estadual Osni Cardoso que governou Serrinha de 2009 a 2016 vai em busca do terceiro mandato pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Coligação “A Força do Trabalho”, PT, Podemos, PL, PSDB, PSD, PcdoB, PDT, DEM e PTB tendo como candidata a vice Mariana Cunha (PSD).
Um fato curioso é que em 2008 Osni concorreu ao cargo de prefeito com Adriano Lima (atual gestor) na vice, eles venceram mas no decorrer do mandato houve o rompimento político e na eleição seguinte Osni foi em busca da reeleição com Gika Lopes na vice e seu principal adversário era Adriano Lima e Osni foi reeleito com quase 10 mil votos de frente.
Osni praticamente não entrou de cara na eleição de 2016 assim como o PT não teve participação ativa quanto as campanhas dele e mais uma vez Adriano Lima (MDB) em busca do primeiro mandato com o empresário Berg da Aragon na vice enfrentou o médico Ferreirinha (PR) que já havia governado Serrinha em duas oportunidades e Adriano que é filho do também ex-prefeito Josevaldo Lima conheceu sua primeira vitória.
Como aconteceu com Osni e Adriano em 2009 quando romperam as relações políticas, em 2017 Adriano e Berg fizeram o mesmo. Osni na disputa da reeleição convocou Gika que posteriormente ajudou elegê-lo deputado estadual e agora Adriano Lima convidou para ser seu candidato a vice Moreno Ferreira, filho de Ferreirinha seu principal oponente em 2016.
Este ano Berg da Aragon chegou fazer a pré-campanha teve o nome homologado pelo Solidariedade para concorrer a prefeito com Adriano da Chapada na vice, mas desistiu de concorrer e nem deu entrada no pedido de registro. Ele declarou apoio a Osni, enquanto Adriano da Chapada abraçou a campanha de Adriano Lima.
Duas mulheres estão dispostas a mudar esta história de confrontos entre Osni, Adriano, Berg, Ferreirinha. Helena Oliveira Rodrigues é candidata a prefeita pelo Avante com outra mulher na vice, Jane Niceias Barbosa de Lima, ambas concorrem a cargos públicos pela primeira vez, segundo informações da página Divulgacandcontas do TSE.
Viviany Luciana Andrade Eloi também vai em busca do primeiro mandato de prefeita de Serrinha pelo voto direto, já que Tânia Lomes já exerceu por um período que era vice-prefeita. Viviany é do PSB tendo Aristanan Pinto Nery da Silva na vice.
De acordo com o Divulgacand Viviany concorreu a uma vaga na Câmara Municipal em 2016 tendo ficando na suplência, no entanto CN fez uma busca de todos os concorrentes a vaga de vereador em Serrinha naquele ano e não encontrou Viviany.