As campanhas políticas em Conceição do Coité historicamente costumam ser muito envolventes e fervorosas, mas este ano com a pandemia do novo Coronavírus deveria ser diferente por se tratar de um vírus de fácil propagação e letal e a maneira mais recomendada é evitar aglomerações de pessoas, uso de máscara e higienização correta, as pessoas foram proibidas de participarem dos cultos, missas, futebol, bares, restaurantes, escolas, feiras-livres, entre outras para evitar aglomerações, mas todo esse sacrifício há meses está indo ‘por água abaixo’ com a campanha política.
Antes mesmo no início oficial da campanha foi liberado em todo estado da Bahia eventos com até 100 pessoas em ambientes fechados desde que seja cumprido todos protocolos de biossegurança para evitar a propagação do novo Coronavírus, mas o que se viu foi reuniões com até mais de 10, 20 vezes e sem o cumprimento dos protocolos, o maior volume de pessoas passava a preocupar as autoridades sanitárias não só o aumento de casos como também a integridade física das pessoas, e no segundo fim de semana da campanha uma tragédia durante uma carreata envolvendo uma motocicleta e um carro matou uma pessoa e deixou outra ferida.
O caso ganhou repercussão e quatro dias depois a Justiça Eleitoral convocou a representante do Ministério Publico estadual (promotora) dos partidos e advogados das coligações de apoio a Danilo Ramos (PT), Marcelo Araújo (DEM) e Edmílson Araújo (PL) para uma reunião cujo objetivo era definir a campanha e na oportunidade ficou acordado o fim de carreatas, comícios, buzinaço, fogos de artifícios, mas quase nada está sendo cumprido, mesmo sob a possibilidade de serem multados. Houve diminuição no barulho de fogos de artifícios, barulho dos escapamentos das motos, porém mesmo sem convocação oficial das coligações os eventos em bairros e povoados tem sido sempre com aglomerações e ao final os militantes eufóricos nas ruas. Veja ATA – REUNIÃO
Na terça-feira, 20, o PT reuniu milhares de pessoas no Bairro da Jaqueira e na oportunidade comemoraram o aniversário do prefeito Assis. Na noite de quinta-feira, 22, uma grande carreata em apoio a Marcelo entrou na cidade depois de um evento nas Casas Populares. O candidato a vice-prefeito esteve presente na carreata, enquanto Marcelo permanece em Salvador acompanhando a esposa que se recupera da Covid-19. Também na noite de quinta a militância petista realizou grande concentração na Praça da Babilônia enquanto o candidato Danilo Ramos era sabatinado no Sindicato dos Servidores Públicos.
Sobre o Coronavírus na cidade
Coité é o 16º município com mais casos confirmados da Covid-19 entre os 417 do Estado, 3.111 de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Município, 3.005 recuperados, seis óbitos.
Os casos ativos são 100, sendo 93 em isolamento domiciliar e 7 internados, os vírus ativos segue uma média dos últimos meses, no entanto, chegou a uma quantidade recorde de 7 hospitalizado.