O Bahia de Mano Menezes segue a saga de time perdedor, depois de ser derrotado na quinta-feira para o fraco Melgar no Peru por 1 a 0, foi a Vila Belmiro na noite deste domingo, 1º, em jogo válido pela 19ª rodada do Brasileirão, última do primeiro turno e perdeu para o Santos por 3 a 1, resultado todo construído no primeiro tempo.
O jogo
Primeiro tempo – Em 45 minutos movimentados e equilibrados, melhor para quem foi mais eficiente. Rigorosamente iguais na posse de bola, Santos e Bahia se diferenciaram pela profundidade nos ataques e pontaria nas finalizações. Com força máxima no ataque (Soteldo, Marinho e Kaio Jorge), o Peixe alargou o campo e levou muitos jogadores à área rival. Assim, abriu o placar com Madson após cruzamento de Soteldo pela esquerda com apenas 9 minutos de jogo. Depois, foi a vez de Marinho ampliar após jogada de Lucas Veríssimo e Jobson depois de aproveitarem rebote do goleiro Douglas aos 25. O Bahia diminuiu com Daniel, em bom lance de cruzamento rasteiro de Nino Paraíba dois minutos depois, mas Jobson fez o terceiro em cobrança de falta que contou com falha de Douglas que não conseguiu defender uma bola rasteira e fraca. Das seis finalizações santistas, três entraram. O Bahia deu 12 chutes.
Segundo tempo – O Santos diminuiu o ritmo com o passar do tempo, enquanto o Bahia criou uma chance antes do primeiro minuto, com Gilberto exigindo boa defesa de João Paulo. A pressão da equipe de Mano Menezes, porém, não se confirmou. Apesar das entradas de Rossi e Clayson, o Bahia investiu mais em bolas aéreas e cruzamentos quase sempre neutralizados pela defesa santista. Cuca lançou a garotada na segunda etapa, incluindo o garoto Ângelo, de 15 anos, e buscou apenas administrar a posse de bola para confirmar a vitória. Deu certo.
O resultado deixou o Bahia na 15ª posição com a mesma pontuação de Vasco e Bragantino que ainda não jogaram, o Vasco enfrenta na noite deste domingo o Goiás fora, assim como o Bragantino que vai a Arena Grêmio nesta segunda, que tem os mesmos 19 pontos do Tricolor e precisam apenas empatar para mandarem o Tricolor para o Z4.
O Santos chegou a 30 pontos e entrou no G6.
Próximos jogos
O Santos volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o Ceará, às 19h (de Brasília), na Arena Castelão, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil (a ida terminou 0 x 0). Já o Bahia recebe o Melgar, do Peru, na quinta-feira, às 21h30, na Itaipava Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa Sul-Americana (o Bahia perdeu a ida por 1 a 0).
CN | GE