Em um vídeo postado em sua rede social, o candidato a prefeito pelo PROS em Capela do Alto Alegre, município localizado no território do Jacuípe, Iraesto Moreira da Silva, disse que não há nada do que reclamar, e considerou sua votação, 3.063 votos, correspondente a 42,76% dos votos válidos, “muito boa”.
Em contato com o CN, Iraesto que disputou a Prefeitura com a ex-prefeita Lucia Nunes como vice, disse que não venceu as eleições, porém, “construímos um novo momento para a política local e foi à maior experiência política vivida na minha vida, desde o ano de 2000, quando comecei a participar de campanhas políticas. Sou apaixonado por carreatas, comícios, enfim, todas as manifestações que reúnem grandes multidões, e sempre gostei de estar ao lado do povo”, falou Moreira.
Irnesto decidiu ser candidato a prefeito depois de diversas tentativas de apresentação de outras pessoas para disputa, porém, todas desistiam. E daí surgiu sua decisão de encarar o embate contra o atual prefeito, o médico Claudinei Xavier Novato, do PCdoB, que buscava a reeleição e obteve 4.100 votos (57,24%). Dr. Ney, como é conhecido o prefeito, ganhou com 1.037 votos de frente.
Externando muita segurança e repetindo sempre sua satisfação com cada voto recebido, Iraesto lembrou que 2020 foi um ano que “trouxe para cada um de nós grandes lições e aprendizados, assim sendo, respeitando a Pandemia, conseguimos fazer uma campanha política diferente de todas as demais já realizadas em nosso município. Esse modelo de política é o que já vínhamos discutindo ao longo dos últimos anos no Projeto denominado Renova Capela e com isso realizamos uma campanha limpa, transparente, aberta ao diálogo, sem carreatas, sem comícios, sem aglomerações e principalmente sem gastos”, falou o líder político do PROS.
“Começamos uma campanha pequena e ao longo dos dias foi crescendo e tornou-se muito grande e competitiva, com a participação das pessoas. Fizemos uma campanha conduzida por Deus e feita pelo povo. Impossível descrever a minha alegria em poder ter entrado em tantas casas e ser sempre bem recebido, poder tomar um café e apresentar as nossas propostas para o município”, continuou Iraesto.
“O resultado não foi de vitória nas urnas, mas foi muito positivo, afinal tivemos 3.063 votos, conquistados com muito carinho”, lembrou. O candidato do PROS fez uma campanha pela oposição, enfrentando também um grupo ligado a Prefeitura e conduzido por Dr. Nei. Dos 09 vereadores, 06 apoiavam a reeleição do prefeito. “Tudo que construímos ao longo da nossa pré-campanha e campanha, só foi possível porque podemos contar com gente e eu como sempre acredito muito na participação das pessoas”, concluiu.
Assista o pronunciamento de Iraesto Moreira de agradecimento aos votos na reportagem de Débora Santana – VIDEO