O prefeito de Valente, Ubaldino Amaral, PSC, acompanhado do secretário Municipal de Educação Marcos Adriano, esteve presente na Audiência Pública realizada pelo Consórcio dos Municípios do Território do Sisal – CONSISAL sexta-feira, 19, em Queimadas e oficializou seu interesse pela implantação do campus da UFRB que está sendo buscado pelo grupo de prefeitos filiados ao Consorcio. Além de Valente outros cinco prefeitos apresentaram interesse em levar a unidade para seus municípios.
O gestor ingressou com o processo de filiação do município ao CONSISAL que tem conseguido angariar recursos para seus consorciados via projetos que vão aos governos estadual e federal endossados por todos os gestores filiados. O mais recente projeto, da representação, aprovado foi o de construção de 3.200 cisternas para beneficiar os residentes da zona rural dos municípios participantes.
O evento que contou com a presença de deputados e secretários estaduais; prefeitos, secretários e vereadores de alguns municípios; sociedades civis organizadas, populares e centenas de estudantes. Mais de 1.500 participantes.
Com a franquia da palavra, Ubaldino se manifestou parabenizando a iniciativa do Consórcio em pleitear um sonho de todo o território. Seguindo a linha dos demais gestores que apresentaram seus interesses, Amaral apresentou os pontos favoráveis para fortalecer a possibilidade da implantação da Universidade em Valente.
Valente disponibiliza de pólo industrial, presença de instituições voltadas a pesquisas e desenvolvimento social reconhecidas internacionalmente, o reconhecimento da melhor educação da região registrada pelo IDEB e também como a cidade que mais investe recursos na saúde pública. Conta também com boa infraestrutura viária tornando Valente em um eixo de circulação para outros municípios sendo a que tem aproximação com mais municípios em distancias mais curtas e um aeródromo recentemente reformado.
Na oportunidade, Ubaldino agradeceu a Deputada Del Carmen – presente no evento – pelo empenho dedicado em prol da liberação de recursos para a construção de uma praça pública.
Fonte: SisalNEWS/foto: Raimundo Mascarenhas