O Bahia entrou em campo na noite deste sábado, 28, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o São Paulo e acabou derrotado por 3 a 1, todos os gols aconteceram no segundo tempo, mas poderia ter um desfecho diferente se o arbitro de campo interpretasse da mesma maneira que o árbitro de vídeo um lance de pênalti a favor do Bahia. Aos 25 minutos, cobrança alçada na área, Leo sobe e afasta para escanteio. Na saída de Thiago Volpi que saiu de soco acertou o rosto de Ernando, que cai no gramado com corte no rosto. Três minutos depois, enquanto o zagueiro do Bahia era atendido, Leandro Pedro Vuaden é avisado do lance e ele foi ao vídeo para checar a jogada, mas retorna confirmando apenas escanteio.
São Paulo teve maior posse de bola que o Bahia principalmente na primeira metade do jogo, mas o Tricolor Baiano conseguiu equilibrar, mas não finalizava bem, enquanto fez bons chutes e Douglas esteve bem nas jogadas, e o final da primeira etapa, zero pra cada lado.
Segundo tempo
O jogo mudou completamente na volta do intervalo. Com Tchê Tchê e Vitor Bueno nas vagas de Juanfran e Léo (Luan passou para a zaga), o São Paulo se lançou ao ataque. O time melhorou e chegou ao gol aos seis. Após bobeira da defesa e do goleiro do Bahia, Luciano aplicou uma bicicleta, a bola iria fora, mas bateu em Juninho e entrou.
Igor Gomes teve a chance de aumentar, aos 14, mas cabeceou para fora. O Bahia não mostrou qualquer poder de reação. Ao contrário, sentiu o golpe e viu o adversário dominar com facilidade. Arboleda, aos 20, ampliou de cabeça após cobrança de escanteio. Aos 28, Reinaldo tocou para Luciano livre bater rasteiro da entrada da área sem chances para Douglas. O Bahia ainda conseguiu descontar, aos 35. Nino cruzou e Clayson apareceu na área para bater cruzado.
Com o empate ou com a Vitória o Bahia subiria três posições, mas com a derrota caiu para 12º lugar e com a segunda derrota consecutiva no Brasileiro, o Tricolor fica em alerta pois está apenas 4 pontos do Vasco que abre a zona de rebaixamento.
O Bahia jogou bastante desfalcado com atletas com terceiro cartão amarelo como é o caso do artilheiro Gilberto, e Covid-19, desde o último duelo pela Sul-Americana já estava sem Mano no banco e o goleiro reserva Matheus Claus, para este jogo perdeu também Ronaldo, Juninho Capixaba e Zeca.
Por outro lado o embalado São Paulo entrou com time completo e com a vitória assumiu a vice-liderança.