Aproximadamente um milhão de reais. Essa é a expectativa de movimentação financeira da Feira da Agricultura Familiar do Território do Sisal, que começa no próximo dia 26 e vai até domingo (28), na cidade de Santaluz, organizadada pela FATRES, STR de Santaluz e UNEB Campus XI de Serrinha.
Durante os três dias da Feira serão vendidos diversos produtos da Agricultura Familiar, financiados animais através da ASCOOB e liberados quase 400 mil em recursos do Pronaf e Crediamigo pelos Bancos do Brasil e Nordeste, um volume de negócios que segundo organizadores deve chegar a um milhão de reais.
Um dos organizadores do evento, o Secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santaluz (STR), José Hamilton da Silva, lembra que o financiamento de animais será feito para associados da ASCOOB ou clientes do Banco do Brasil, que estejam com dados renovados no cadastro desses bancos.
Paralelamente a Feira estão programadas oficinas sobre Organização Social, Meio Ambiente e Cooperativismo, entre outros temas relacionados à Agricultura Familiar e Cidadania, além de seminários sobre Educação do Campo e Projetos Produtivos, que contarão com a presença de representantes do Governo Estadual.
Para José Hamilton, o diferencial desta Feira será a realização das oficinas, onde os participantes poderão discutir teoricamente o que eles praticam no campo, unindo o saber popular ao conhecimento científico.
Para animar as noites dos mais de 10 mil visitantes esperados, serão realizadas apresentações com artistas da região.