O município de Monte Santo no território do sisal da Bahia e conhecido em todo Brasil por ter sido o cenário do filme “O Pagador de Promessas” da Rede Globo que escolheu o local justamente pela tradição de receber romeiros da Bahia e de vários outros estados para pagarem promessas, não tem na sua história de 183 anos de emancipação política uma mulher no comando da Prefeitura Municipal, contrário da Câmara que já foi presidido por mulher.
A história da cidade que também é conhecida como o Altar do Sertão ganhará uma nova página a partir desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2020, quando o executivo municipal terá em dose dupla, ou seja, prefeita Silvania Matos eleita pelo PSB e Itácia Andrade (PSD) vice-prefeita.
Breve história
A primeira prefeita de Monte Santo também foi a primeira candidata de Monte Santo em 2016. Natural de Lagoa das Pedras, um povoado da região das areias, conta que aos 13 anos já lecionava voluntariamente para ajudar as crianças da comunidade. Concluiu os estudos em 1990 e foi morar em São Paulo, onde fez faculdade e trabalhou por 22 anos, mas nunca transferiu seu domicilio eleitoral, pois sonhava voltar para Monte Santo e realizar um trabalho que melhorasse a vida das pessoas, retornou em 2011 e em 2012 se candidatou e elegeu-se vereadora com 796 votos, correspondente a 2,70% dos votos válidos.
Os quatro anos de mandato de vereadora a tornou uma das mais atuantes e antes mesmo de concluir o mandato já almejava a candidatura ao cargo de prefeita e concretizou com apoio de importantes lideranças do município, porém, não obteve êxito, ficando em terceiro lugar numa disputa que tinha Jorge Andrade tentando a reeleição e Edivan Fernandes (Vando) ex-deputado estadual. Vando venceu o pleito,
Silvania não quis que seu nome caísse no esquecimento dos eleitores e colocou seu nome para apreciação do povo montessantense como candidata a deputada estadual, não conseguiu uma das 63 vagas, mas os 12.230 votos recebidos, a grande maioria nas urnas de Monte Santo serviu de motivação para continuar a caminhada rumo a Prefeitura em 2020 e depois de algumas reuniões com Jorge Andrade prefeito quatro vezes, chegaram ao consenso de realizarem juntos a pré-campanha, até definirem a chapa Silvania e Itácia filha de Jorge.
Na disputa prevaleceu a união de forças, havia a previsão de três chapas concorrentes novamente, mas no decorrer da campanha Doutor Luiz candidato do PT desistiu para apoiar Silvania.
A posse da prefeita, vice e os 15 vereadores irá acontecer a partir das 09h e diante da pandemia não haverá público e a futura prefeita faz o convite para que a população acompanhe através das redes sociais a transmissão da TV Calila e Cedraz Filmagens.