Depois de muita expectativa finalmente a vacina chegou ao território do sisal. Por volta das 06h40 desta terça-feira, 19, um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER) aterrizou no Estádio Municipal de Serrinha com o carregamento das vacinas de prevenção à Covid-19, destinadas à parte da população de municípios dos territórios de identidade, Sisal onde tem Serrinha como cidade polo, além de Biritinga, Barrocas, Araci, Tucano, Quijingue, Lamarão, Conceição do Coité, Retirolândia, São Domingos, Valente, Santaluz, Queimadas, Nordestina, Cansanção e Monte Santo.
Na aeronave também chegaram os imunizantes para serem levados de carro para Euclides da Cunha (território Nordeste II) e Água Fria (Portal do Sertão).
Toda logística de transporte e distribuição tem o apoio da Polícia Militar que desde que chegou em Serrinha será escoltada por guarnições do 16º Batalhão. (vídeo no fim da reportagem)
Outras regiões
Um helicóptero com quatro mil doses da vacina Coronavac aterrizou também na manhã desta terça-feira no estádio Carneirão em Alagoinhas, município localizado no território litoral norte e agreste baiano. Segundo o site da Prefeitura, a Secretaria da Saúde (SESAB), vem, desde o ano passado, organizando um plano de imunização com ações e estratégias para a operacionalização da vacinação no município e nesta primeira etapa, assim como em todo o País, serão vacinados os profissionais de saúde que se encontram na ativa, idosos acima de 75 anos e idosos residentes em asilos, com idade acima de 60 anos e a estimativa é que, nesse primeiro momento, 11.330 pessoas sejam vacinadas,
A Rede de Frio será adaptada na UAP – Unidade de Acolhimento Provisório e contará com o apoio da empresa Gelo Alagoinhas. Foi montado um Centro de Vacinação no Estádio Carneirão, onde também funcionará um Drive Thru no estacionamento. “Estávamos apenas esperando a vacina chegar, o município já se organizou para começar a executar o plano”, afirmou a secretária de Saúde, Maria Rosania de Souza Rabelo.
Em Irecê as doses do imunizante chegaram na manhã de hoje em um jatinho e muito possivelmente deve ter trazido a vacina para ser desatribuída em todos municípios da microrregião.
Em Juazeiro, a Secretaria de Saúde informou que recebeu 2.548 doses, que serão aplicadas nos grupos determinados pelo Plano Nacional de Vacinação, conforme mencionado acima. A primeira dose será aplicada em profissional de saúde, na sala de vacina do Centro de Saúde III, no bairro do Angary
O helicóptero com as primeiras doses chegou a Feira de Santana na manhã desta terça-feira. Ao todo, 15 mil doses da Coronavac foram enviadas à cidade. Deste total, nove mil são para Feira de Santana, e o restante será distribuído a outros 22 municípios da região.
As primeiras doses chegaram a Eunápolis, na região da Costa do Descobrimento, na madrugada desta terça. As vacinas foram levadas para a Rede de Frio do Núcleo Regional de Saúde da 8ª Região. A região receberá, ao todo, 10.800 doses, que serão distribuídas entre oito, oito cidades: Itapebi, Itagimirim, Guaratinga, Itabela, Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis.
Ilhéus, também no sul da Bahia, recebeu 7,5 mil doses. Destas, 5.704 ficam na cidade. As doses enviadas pra o município também serão distribuídas entre as cidades de Mascote, Santa Luzia, Arataca, Canavieiras, Itacaré, Una e Uruçuca.
As vacinas chegaram à cidade do oeste da Bahia durante a madrugada. Elas foram armazenadas na Rede Frio do Núcleo Regional de Saúde. As doses enviadas a Barreiras também serão distribuídas entre outros 15 municípios da região.
Veja a reportagem em vídeo com Valdemi de Assis