Na próxima semana (de segunda-feira a sábado) serão realizadas mais de 20 conferências municipais de cultura, que irão mobilizar as regiões do Agreste Baiano, Bacia do Jacuípe, Bacia do Paramirim, Bacia do Rio Grande, Baixo Sul, Semiárido, Recôncavo, Vale do Jequriçá, entre outras. Elas são preparatórias à IV Conferência Estadual, prevista para o período de 30 de novembro a 3 de dezembro, em Vitória da Conquista, com a finalidade principal de fundamentar as ações do Estado a partir das demandas da sociedade.
De acordo com o secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, é importante a participação da sociedade civil e da comunidade cultural nas conferências. “É a possibilidade de colaborar na criação do sistema municipal, estadual e até nacional de cultura”.
Nas conferências municipais a população identifica as necessidades e as demandas culturais da sua cidade para depois propor projetos mais adequados para atendê-las. Os encontros municipais estão movimentando o segmento cultural de toda a Bahia, tendo sido já realizados em Conceição do Coité, Santo Amaro, Floresta Azul, Paulo Afonso, Ubaitaba, Itapitanga, Itajuípe e Almadina.
No final dos trabalhos foram escolhidos os delegados que irão representar e defender as propostas do município na etapa territorial. Todas as informações sobre as conferências municipais e territoriais podem ser acompanhadas no blog da www.conferenciadecultura.wordpress.com.